Entre os dias 23 a 28 de Novembro de 2014, a Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, numa co-organização com o ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), vai levar a cabo uma missão empresarial e ministerial à República Popular da China e Macau.
No âmbito desta iniciativa vai decorrer o 2.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa com o mote: “A Engenharia como um factor decisivo no processo de cooperação”. O mesmo vai contar com a participação de representantes ministeriais dos países de língua portuguesa, incluindo o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.
No congresso “9 + 2” prevê-se a presença de entidades políticas e económicas das nove províncias da República Popular da China. Sendo que a presença de Hong Kong, garante a Macau, um espaço central na plataforma para o desenvolvimento da cooperação em todos os serviços prestados pela Engenharia entre a China e os países de língua portuguesa.
Recorde-se que a China é, actualmente, a maior potencia económica mundial tendo uma previsão de crescimento na ordem dos 7,4% e representando uma janela de oportunidade para os empresários portugueses.