O Crystal, um dos edifícios mais notáveis de Londres e mais premiados a nível mundial, contou com a participação da Sapa Building System para a concepção de produtos e soluções que permitissem os mais elevados níveis de eficiência energética.

Para este projecto específico, a Sapa Building System concebeu e desenvolveu todas as janelas de abertura paralela automatizada, na complexa fachada da autoria de Wagner Biro, permitindo aberturas para ventilação de até 400 mm. Também a solução de fenestração da Sapa Building System contribuiu fortemente para alcançar os elevados objectivos ambientais deste edifício.

O Edifício Crystal, um projecto passivo muito premiado a nível mundial, apresenta um desenho extraordinário, com diversos ângulos e inclinações. A sua forma assegura sombra e iluminação natural e a camada exterior com vidro triplo inclui 150 aberturas controláveis para ventilação natural da fachada. A água da chuva é recolhida e purificada no edifício e os 1.580 metros quadrados de painéis fotovoltaicos no telhado ocupam-se das necessidades eléctricas.

O aquecimento é assegurado por bombas de calor que funcionam num sistema de tubagens subterrâneo com 17 quilómetros de comprimento. Todas estas medidas valeram ao Edifício Crystal uma certificação Platinum LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e uma certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment) com classificação "outstanding" (extraordinário). Construído e gerido pela Siemens, este é o único edifício do mundo a receber a classificação máxima em ambos os sistemas de certificação.