Segundo a Worx Real Estate Consultants o mercado de arrendamento de escritórios nas oito maiores cidades alemãs ultrapassou os dois milhões de metros quadrados. Desta forma, fica 6% abaixo do valor registado em igual período de 2013.
A descida verificada em Berlim, Colónia, Dusseldorf, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Leipizig e Munique já se vinha a sentir na primeira metade do ano e acentuou-se no último trimestre, resultado de uma atitude mais cautelosa das empresas face aos desenvolvimentos económicos.
Munique é novamente a cidade com mais take-up (407.000 m²) ainda que apresente uma quebra de 7%. A cidade onde o take up mais cresceu é Leipzig (+57%) atingindo os 80.000 m², seguida de Berlim com um crescimento de 20% (392.000 m²). Essen é a cidade que apresenta a maior queda, -36% face a igual período de 2013.
A consultora avança ainda que em quase todas as cidades a vacancy rate tem vindo a diminuir, encontrando-se agora abaixo dos sete milhões de metros quadrados pela primeira vez desde alguns anos. As maiores descidas da vacancy ocorreram nas cidades de Leipzig (-9%), Berlim (-6%) e Munique (-5%). De todas as cidades em foco, a única que apresenta um aumento da vacancy rate é Essen (+10%).