A taxa de juro directora do BCE está no mínimo histórico de 0,05% desde 4 de Setembro. No entanto, a indústria e os serviços na zona Euro cresceram menos que o esperado, pelo que este cenário poderá alterar-se na reunião de amanhã desta instituição europeia.

A taxa Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação, caiu hoje 0,002 pontos para 0,176%, em relação ao valor de terça-feira. A Euribor no prazo a três meses manteve-se inalterada em 0,081%, face ao dia anterior. A nove meses, depois de a taxa Euribor se manter inalterada nos 0,257% na terça-feira, caiu hoje 0,003 pontos para 0,254%, enquanto no prazo dos 12 meses recuou 0,003 pontos para 0,328% em relação à véspera.

As taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) têm-se mantido inalteradas desde 6 de Novembro. Mau grado, o presidente da instituição, Mario Draghi, já avançou que o BCE poderá vir a comprar dívida soberana em grandes quantidades, se as medidas adoptadas até agora não forem suficientes e as perspectivas da inflação piorarem.

Refira-se também que o índice dos gestores de compras da PMI dos serviços e da indústria na área do euro, divulgado pela Markit Economics, caiu em Novembro para mínimos dos últimos 16 meses (51,1 pontos). Estes valores denotam que a indústria e os serviços na zona Euro cresceram menos que o esperado e vêm reforçar a ideia que as medidas do BCE “não foram, para já, suficientes” para impulsionar a economia europeia, segundo analistas citados pela agência financeira Bloomberg.

Os investidores e analistas aguardam, assim, com atenção a reunião do BCE que vai decorrer no dia 4 de Dezembro.

Recorde-se que a taxa de juro directora do BCE está no mínimo histórico de 0,05% desde 4 de Setembro, altura em que o BCE desceu as Euribor e anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona Euro. Note-se que as Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona Euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.