O número de chineses que viajaram para fora da China continental, até Novembro de 2014, atingiu o recorde de 100 milhões de pessoas, avança o China National Tourism Administration (CNTA). Ainda assim, a esmagadora maioria ficou-se por Macau, Hong Kong e Taiwan.

Segundo esta entidade, em 1998, o número de turistas chineses a viajar ficou-se pelo patamar dos 8,43 milhões de turistas, chegando, em 2013, aos 98,19 milhões. Este ano, num balanço dos primeiros onze meses deste ano, apresenta um crescimento de dois dígitos.

A CNTA avançou ainda que a Ásia atraiu 89,5% dos turistas chineses, seguindo-se a Europa, com 3,5%, logo a seguir a África, com 3%, depois a América, com 2,7%, e por último a Oceânia, com 1,1%.

Excluindo-se as Regiões Administrativas Especiais de Macau, Hong Kong e Taiwan (recorde-se que Pequim considera esta última uma província chinesa), apenas seis países receberam este ano mais de um milhão de turistas chineses: Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Estados Unidos da América, Vietname e Singapura.

Foto: Anabela Loureiro