O volume de investimento imobiliário em Espanha ultrapassou os 5.000 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2014. Este valor está acima do valor total anual registado nos últimos cinco anos. Madrid e Barcelona são os principais alvos dos investidores.
Os dados sobre o mercado de investimento na Europa Ocidental foram avançados pela Worx Real Estate Consultants através do seu contrato de first provider com o BNP Paribas Real Estate. E são o resultado do crescimento económico registado, da queda nos valores do activos e nas perspectivas de crescimento para os próximos anos.
Quando comparado este terceiro trimestre com igual período do ano passado regista-se um aumento de mais de 100 % no volume de investimento, passando dos 1.104 milhões de euros para os 2.262 milhões de euros.
Do volume total de investimento, um terço corresponde a investidores nacionais. Dos restantes investidores destacam-se os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a América Latina e a Ásia. Os investidores asiáticos representam 10% num total de 460 milhões de euros.
Ainda que no volume global não cheguem a 50%, os investidores estrangeiros lideram nas operações de portfólios com mais de 71% do capital investido.
Madrid e Barcelona são as cidades preferidas dos investidores representando dois terços do volume total de investimento ainda que os investidores comecem cada vez mais a olhar para outros activos fora dos centros das grandes cidades como plataformas logísticas e retail parks.
Os Real Estate Investment Trusts representam o maior volume de investimento (39%), com mais de 1.900 milhões investidos, seguidos pelos fundos imobiliários que contabilizam 1.700 milhões investidos.
Espera-se que a economia espanhola mantenha o momentum nos próximos dois anos levando a uma diminuição da vacancy rate o que se irá traduzir numa manutenção e possível aumento do interesse dos investidores neste país. Acredita-se que até ao final do ano o volume total de investimento atinja os 6.000 milhões de euros, valor que se manterá em 2015.