A Revista Magazine Imobiliário já passou pelo stand da Invest Lisboa no MIPIM. Mas o primeiro impacto de que algo está a mudar no panorama imobiliário português sentiu-se ontem, logo à partida para Cannes, com o avião a sair de Lisboa cheio de players do sector nacional.

Para quem visita há cerca de 20 anos o MIPIM, os último anos têm sido de pesar já que, quer a participação de empresas portuguesas, quer de visitantes lusos, tem sido muito diminuta neste certame. Mas parece que algo está a mudar. Além dos habituais representantes das consultoras internacionais, arquitectos, promotores e outros profissionais fizeram ontem o check-in rumo a Cannes, em França. Portugal quer, de facto, voltar definitivamente aos radares imobiliários internacionais.

Neste evento, a Invest Lisboa fez uma vez mais um esforço muito positivo para fazer representar um conjunto de empresas portuguesas. Baía do Tejo, Administração do Porto de Lisboa, Engel & Volkers, sociedade de advogados PLMJ, Cobertura - Mediação Imobiliária, Carvalho & Ramilo - Investments & Consulting, Mário Santos Strategic Design Consultant e Miguel Saraiva e Associados, Arquitectura e Urbanismo são as empresas que foram mostrar o que de melhor existe e se faz em Portugal.

Para já, há registar também a forte presença da América Latina que conta com um extenso pavilhão brasileiro que reúne empresas públicas e privadas de todo o Brasil, como o Conselho Federal de Correctores Imobiliários ou a ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitectura. A cidade de Maricá tem em montra uma série de projectos, nomeadamente o aeroporto, porto industrial, marina e vários edifícios de uso misto e complexos residenciais.

Ainda no continente americano há a assinalar também o aumento do pavilhão dedicado aos Estados Unidos da América e a presença, pela primeira vez, do Canadá. A cidade de Miami e o Estado de Illinois encontram-se a divulgar os seus projectos, nomeadamente ao nível residencial, escritórios e industriais; já o pavilhão canadense foi mostrar projectos de desenvolvimento de 18 cidades e regiões e seus respectivos parceiros privados.

Foto: Anabela Loureiro