A Europa em 2014 assistiu a uma melhoria gradual das condições económicas, perspectivando-se para 2015 um crescimento superior a 1,6%. Esta informação é avançada no estudo sobre o mercado de investimento de retalho do BNP Paribas Real Estate e divulgada pela consultora Worx.
O investimento feito em imobiliário comercial na Europa atingiu os 221 mil milhões de euros, em 2014, 22% deste valor corresponde a investimento em retalho e representa um aumento de 17%.
O Reino Unido, França e Alemanha representam 2/3 do volume total de investimento, deste grupo, destaca-se a França, que neste momento é o único país que está a ultrapassar os valores pré-crise tendo em 2014 duplicado o volume de investimento face ao ano anterior.
Ainda assim no panorama global sobressaem também a Holanda, Áustria e a República Checa que apresentaram um crescimento bastante sólido. A Irlanda foi o país a apresentar o crescimento mais rápido, 649%.
A grande procura por parte de investidores internacionais, em especial nas melhores localizações levou a uma contínua pressão descendente das yields. Nos maiores mercados europeus as yields de high-street tiveram um pico no início de 2009 e desde aí têm vindo a descer gradualmente, actualmente encontram-se abaixo do mínimo registado em 2006-2007.