A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai inaugurar hoje a Ponte Anita Garibaldi em Laguna, no Estado de Santa Catarina, no Brasil. A empresa portuguesa BERD desenvolveu a primeira lançadeira LG 50/100, que foi especialmente concebida para a construção desta ponte.

A ponte de Laguna é uma obra notável pela sua grandiosidade sendo a primeira ponte atirantada em curva do Brasil e tendo 2,8 km de cumprimento. A lançadeira usada nesta ponte foi criada pela BERD e está dotada do sistema OPS, que permitiu efectuar a construção dos 40 vãos correntes de 50 metros, vão a vão em ciclos de quatro dias, através do método de aduelas pré-fabricadas, tendo mesmo atingido ciclos de 3,5 dias. A produtividade do equipamento atingiu, em momentos de pico 400 m/mês.

Pedro Pacheco, CEO da BERD, destaca que “a ponte de Laguna BERD foi para nós um desafio conjunto com o Consórcio Ponte de Laguna, no mercado brasileiro com um enorme potencial ao nível de obras públicas e pontes. O resultado é extramente gratificante, congratulando-se  a BERD por, uma vez mais, acompanhar os seus clientes e ultrapassar as suas expectativas, com trabalhos de elevada qualidade e competência e superando os prazos de execução previstos”.

Recorde-se que, centrada na promoção da inovação nesta área tecnológica, a BERD vai estabelecer uma parceria com a FEUP para promover lançamento do Prémio Mundial de Inovação em Engenharia de Pontes “BERD-FEUP WIBE 2017”.

A BERD atingiu em 2015 o TOP 3 mundial na área de soluções para Engenharia de Pontes, mantendo o registo de 100% de exportação há quatro anos consecutivos.

O inovador M1 é a nova aposta da BERD, que investiu na criação do maior cimbre para construção de pontes. A BERD - Bridge Engineering Research & Design - enquanto empresa na área de métodos construtivos para a construção de pontes e viadutos, tem como principais actividades a consultoria, o projecto, a Investigação & Desenvolvimento, com soluções de vanguarda na engenharia de pontes.

A acção da BERD está focalizada na pesquisa e no desenvolvimento de novas soluções em metodologias de construção de pontes que, aliadas a um intenso e sistemático estudo de métodos convencionais, permite minimizar dos custos de construção, aumentar a eficiência e garantir padrões elevados de segurança.