Porto e Famalicão vão estar em destaque no Luanda Investment Forum 2015 que se inicia hoje capital angolana. O objectivo é apresentar oportunidades de negócio e investimento nestes municípios portugueses.

Neste fórum, municípios angolanos como Luanda, Viana, Icolo e Bengo, Cazenga e Belas, e os portugueses Porto e Famalicão, apresentam oportunidades de negócio, de desenvolvimento e de parcerias empresariais com vista à diversificação das economias locais e ao reforço da competitividade empresarial.

Dinamizar redes de cooperação entre as cidades portuguesas e os municípios angolanos, com o foco principal no investimento no domínio da contratação pública e da promoção das empresas locais são os objectivos prioritários do Luanda Investment Fórum.

Com o foco principal no desenvolvimento das cidades, o programa de três dias inclui um conjunto de iniciativas centradas nos sectores estratégicos da Construção, Habitat, Agroindústria, Ambiente, Turismo, Tecnologias de Produção e Metalomecânica.

 No âmbito do evento vai ainda ser celebrada uma proposta de acordo de geminação entre as cidades do Porto e Luanda.

Através da participação da InvestPorto, estrutura da autarquia que visa a captação de investimento, e da presença do presidente da autarquia, Rui Moreira, neste fórum, a cidade do Porto pretende ainda posicionar e afirmar a cidade com base nas suas vantagens competitivas: vocação e dinamismo económico, localização geoestratégica, rede de apoio ao conhecimento e inovação tecnológica.

O Luanda Investment Fórum é uma iniciativa da AEL - Associação Empresarial de Luanda e da CE-PALOP, Confederação Empresarial dos PALOP, que decorre em paralelo com a FILDA - Feira Internacional de Luanda, nos dias 21, 22 e 23 de Julho.

Foto/Fonte: Câmara Municipal do Porto/DR