A autarquia do Porto encontra-se em Angola, no Luanda Investment Fórum, onde já fez vários contactos sobre oportunidades de negócio com vista ao reforço da competitividade empresarial na Invicta. O momento serviu também para reflectir sobre a situação da construtora Soares da Costa.
O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, reforçou a ideia de que é necessário retomar o investimento público para dar “sustentabilidade” ao sector da construção civil. O autarca evidenciou também a sua preocupação relativamente à actual situação da construtora Soares da Costa.
No Luanda Investment Fórum, que se encontra a decorrer na capital de Angola, Rui Moreira, em declarações à Lusa, defendeu que “temos que ver também em Portugal se começamos a ter algum investimento público que de alguma maneira dê sustentabilidade a essas empresas”. Acrescentando que deveria existir uma “intervenção política” na defesa dos operários.
O autarca espera que “a situação se normalize”, uma vez que a “Soares da Costa é uma grande empresa portuguesa, com uma enorme tradição, quer em Portugal quer fora, nomeadamente aqui em Angola”.
Recorde-se que os funcionários da construtora apelaram ao presidente Rui Moreira para que apoie os trabalhadores com salários em atraso e que afectam também os operários em Angola. Na resolução que entregaram na CMP, pedem ao presidente que “mova a sua intervenção política em defesa dos trabalhadores e na responsabilidade social que impende sobre a empresa”. Em Luanda, Rui Rio declarou que “a situação das empresas no sector das obras públicas preocupa-me muito”, dizendo que, espera que “a situação dos trabalhadores não seja esquecida” e que assim que “chegar ao Porto irei tratar do que se passou”.
O Luanda Investment Fórum, que decorre até ao dia 23 de Julho, Rui Moreira destacou, segundo revela o site porto.pt, a atractividade que a Invicta demonstra actualmente em várias áreas, com destaque para o turismo. Uma oportunidade que foi aproveitada para vários contactos com a cidade em busca de informação sobre oportunidades de negócio com vista ao reforço da competitividade empresarial do Porto.
Através da participação da InvestPorto e da presença de Rui Moreira neste fórum, o Porto pretende ainda posicionar-se e afirmar-se com base nas suas vantagens competitivas: vocação e dinamismo económico, localização geoestratégica, rede de apoio ao conhecimento e inovação tecnológica.
Este evento vai ainda servir para a autarquia do Porto celebrar uma proposta de acordo de geminação entre as cidades do Porto e Luanda.
O Luanda Investment Fórum é uma iniciativa da AEL - Associação Empresarial de Luanda e da CE-PALOP, Confederação Empresarial dos PALOP, que decorre em paralelo com a FILDA - Feira Internacional de Luanda.
Foto: Turismo Porto e Norte de Portugal