O presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, encontra-se nos Estados Unidos da América (EUA) até ao próximo dia 18 de Setembro. A visita passa por cinco cidades e visa reunir com investidores locais.

Este é considerado o maior 'roadshow' de investimento que a organização vai levar a cabo em 2015. Em declarações à agência Lusa, Miguel Frasquilho explicou que “há muito trabalho a fazer em termos do investimento norte-americano que pode vir para Portugal. Os Estados Unidos são o maior investidor mundial, mas quando nos referimos ao mercado português não ocupam uma posição cimeira. Há um grande desconhecimento e é isso que queremos corrigir”.

A visita, que vai decorrer durante 10 dias, conta com vários encontros institucionais, reuniões com investidores e acções de promoção junto de diversos parceiros. A mesma passa por Nova Iorque, Dallas, San Antonio, Los Angeles e São Francisco, sendo que nesta última cidade a AICEP vai reabir, na próxima semana, uma representação permanente de forma a “estar junto do berço mundial da tecnologia, Sillicon Valley”, para o efeito vão ter “um FDI scout (especialista em atracção de investimento estrangeiro) no terreno durante os próximos meses”, esclareceu Miguel Frasquilho.

Recorde-se que esta visita está inserida no Plano Estratégico, estabelecido no final de 2014, e que já passou pelo Brasil, Japão, Inglaterra, Médio Oriente, China, entre outros países. Agora é a vez dos EUA naquele que é considerada a maior operação de todas: “Os Estados Unidos já são o maior parceiro comercial não europeu de Portugal e as exportações estão a crescer acima de 20% ano. São, portanto, uma aposta muito forte da AICEP”, concluiu o presidente da AICEP.

Em cima da mesa fica ainda a promessa de voltar a organizar um 'roadshow' de investimento desta natureza no início de 2016.

Foto: Wikimedia Commons