As pessoas são atraídas para as cidades. Tendo esta realidade em conta, a Expo Real, que vai decorrer de 5 a 7 de Outubro, em Munique, na Alemanha, vai discutir com especialistas as mais recentes tendências de habitar os centros urbanos.
De acordo com um relatório das Nações Unidas sobre a população mundial, o número total de pessoas que vivem em áreas urbanas, por casal, vai passar dos três mil milhões actualmente para mais de seis mil milhões em 2050. Esta concentração de pessoas a necessitar de obras, alojamento, serviços sociais e de muitos outras coisas essenciais está a exigir muito da oferta nas cidades. As formas de enfrentar e dominar esses desafios serão apresentadas na Expo Real, mais concretamente na terceira edição da exposição especial sobre “urbanização inteligente”.
As cidades em expansão não são apenas um problema dos países em desenvolvimento. Na Europa o número de pessoas que vivem em áreas urbanas está também a aumentar, em especial nas cidades que são economicamente bem-sucedidas e que oferecem às pessoas não só trabalho, como também um elevado padrão de vida. A forma como as cidades estão a preparar-se para o futuro a fim de responder a estes desafios e permanecer atraente em todos os aspectos, é ilustrada, este ano, nos exemplos de Viena e Estocolmo patentes no Fórum Intelligent Urbanização (Salão A1, Booth 432). Embora diferentes em muitos aspectos, ambas as cidades converem um alto padrão de vida aos seus habitantes e ambos estão também a experienciar um crescimento.
Além desta temática, será demonstrado igualmente na Expo Real a forma de integrar com sucesso diferentes áreas na rede de conhecimento ‘City & Trade’ (‘Cidade e Comércio’), que é considerada uma plataforma de comunicação para melhorar o intercâmbio de informações e experiências dentro da ciência e da investigação e entre a teoria e a prática, sobre temas que têm impactos nas cidades e nas suas estruturas comerciais. O resultado de uma troca interdisciplinar da forma como é apresentado na rede de conhecimento ‘City & Trade’, é a exibição de três projectos vencedores de uma competição estudantil realizada sob o nome de ‘Cidade e Retalho: urbano, suburbano e virtual’. Os próprios alunos vão explicar diariamente os seus projectos vencedores que se encontram em exposição.
Em destaque está também a exposição especial ‘Cidades e Seminários de Desenvolvimento Urbano’. O Discussion & Networking Forum vai olhar para o tema da urbanização inteligente. Aqui será examinado o impacto das ‘cidades marca’ através dos exemplos - “People Make Glasgow” e “IAmsterdam” - e se também podem ser usadas para atrair, não só turistas, como também investidores.
Vai ainda ser debatido a forma como as cidades médias podem posicionar-se na ‘batalha’ para com os investidores internacionais.