A Sousa Mendes Foundation, com sede nos Estados Unidos da América (EUA) está a organizar uma viagem aos principais locais da história de Aristides de Sousa Mendes. A mesma vai passar por França, Espanha e Portugal.
A presidente da fundação, Olivia Mattis, em declarações à agência Lusa, lembrou que “em 2015, celebra-se o 75.° aniversário do êxodo de 1940 e das acções heróicas de Sousa Mendes”, por isso, explicou que estão a “marcar a data com dezenas de eventos até 2016 e esta viagem vai ser o culminar desta celebração”.
“A jornada com destino a liberdade” é o mote central desta viagem que vai decorrer entre 25 de Junho e 5 de Julho de 2016 e que vai percorrer os principais locais que fizeram parte da história do diplomata português e dos refugiados que salvou.
A primeira vez que se realizou esta viagem, em 2013, apenas esteve acessível a pessoas que receberam vistos de Sousa Mendes ou seus familiares. Agora, na segunda edição, como Olivia Mattis revela que “as inscrições estarão abertas a educadores que queiram incluir o tema dos refugiados e seu acolhimento nos currículos”. Como defende, “particularmente hoje, com a crise de refugiados que estamos a assistir, a história é actual, relevante e urgente”.
A viagem inicia-se em Bordéus, França, onde Sousa Mendes emitiu os vistos, ruma para Bayonne, Hendaye, e segue depois para Irun e Salamanca, em Espanha. A viagem termina em Portugal, onde os locais a visitar passam por Vilar Formoso, Viseu, Cabanas de Viriato, Beijós, Porto, Caldas da Rainha e Lisboa.
Olivia Mattis destaca que a recente restauração da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, vai ser um dos pontos altos desta viagem: “Apesar do exterior ter sido restaurado completamente, precisamos continuar a lutar pela total recuperação e conversão num museu e local de consciência”.
Refira-se que a Fundação Sousa Mendes acaba de estabelecer uma parceira com a International Raoul Wallenberg Foundation para classificar este edifício, a par do consulado de Portugal em Bordéus, como ‘House of Life’, uma designação que honra locais onde se salvaram vidas durante o Holocausto. Olivia Mattis espera que “as cerimónias de consagração destes locais aconteçam durante a viagem, para que as famílias directamente afectadas pela história possam participar, homenageando e agradecendo a Aristides de Sousa Mendes e a Portugal”.
Recorde-se que a Sousa Mendes Foundation foi fundada em 2010 e, segundo os seus estatutos, dedica-se a “honrar a memória de Aristides de Sousa Mendes e a educar o público sobre os refugiados e o seu resgate durante o Holocausto”.
Foto: Casa do Passal