Este valor, a ser aplicado em 2016, foi avançado pelo Turismo de Portugal. Trata-se de uma medida inserida na estratégia de reforço da presença de Portugal no mercado turístico brasileiro.

O vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Luís Matoso, afirmou que “o Brasil é um mercado importante”, pelo que a “atitude será a de reforçar o investimento para não sofrer tanto com a desvalorização do real (moeda brasileira) e para atrair o turista com destinos competitivos e adequados”. Esta declaração foi proferida à agência Lusa durante o evento da 43ª edição da ABAV - Expo Internacional de Turismo, organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, em São Paulo, no Brasil.

Recorde-se que, em 2015, o Turismo de Portugal investiu um milhão de euros em promoção, distribuição, comunicação, presença em feiras e outros assuntos relacionados com Brasil. Para 2016, Luís Matoso anunciouu que esse investimento será de 1,2 milhão de euros.

Na base deste investimento está o objectivo de manter o volume de turistas brasileiros no mercado português, uma vez que existe a “possibilidade de haver um decréscimo” derivado da actual conjuntura económica brasileira e o facto de este país ainda se apresentar como uma grande “oportunidade”.

Os empresários presentes neste evento explicaram que têm vindo a desenvolver estratégias para contornar a desvalorização do real e atrair os turistas. No caso do gestor de negócios da Osíris Travel, Ricardo Ferreira, esclareceu que montaram “produtos adaptados à conjuntura, em sítios menos conhecidos e a preços mais competitivos”. Já o director comercial da Turim Hotels, Luís Santos, defendeu que o agente de viagens deve ser cada vez mais um consultor de ideias e conhecedor do destino promovido, destacando a importância dos voos directos da TAP para o Norte do Brasil de forma a atrair mais turistas. O administrador do Grupo Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida acredita que a desvalorização do real pode ser vantajosa, pelo facto de poder atrair o turista estrangeiro e o brasileiro que decida cancelar uma viagem para o exterior.

Recorde-se que o Brasil é actualmente o quinto país emissor de turistas para Portugal, sendo que o número de turistas brasileiros no mercado português tem registado um crescimento anual de 6%, com um aumento de cerca de um milhão de dormidas no ano passado. De acordo com os dados do Turismo de Portugal, em 2014, entre Janeiro e Junho, o nosso País recebeu 266 mil turistas brasileiros passando, em 2015, e no mesmo período em foco, para 274 mil turistas desta nacionalidade.

Foto: "Pao de acquar rio" by Manipande - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pao_de_acquar_rio.jpg#/media/File:Pao_de_acquar_rio.jpg