Este ano, a Feira Internacional de Imobiliário e Investimento de Munique, regista um aumento do número de expositores, passando de 1.655, em 2014, para 1.692, em 2015, oriundos de 33 países. Este aumento reflecte-se tanto nos expositores alemães, como internacionais, uma vez que 23% do total provém de fora da Alemanha.
Entre os dez principais países de origem entre os expositores são a Áustria ocupa o lugar cimeiro, seguindo-se a Holanda, Suíça, Polónia, Reino Unido, Roménia, Luxemburgo, os EUA, a França e a Rússia.
A novidade deste ano é o pavilhão do Reino Unido, sendo que a França é novamente representada através do seu próprio pavilhão nacional. Com números acima da média em relação aos últimos anos estão os Países Baixos, Áustria, Roménia e Suécia. Da Rússia, além da cidade e da região de Moscovo, vão também participar Tula e Nizhny Novgorod, bem como o Ministério da Construção da Rússia, Habitação e Serviços. Entre os expositores que se apresentam pela primeira vez está Ulmart, com as respectivas empresas lideres no e-commerce, e Ikea Rússia.
Muitos políticos nacionais e internacionais já anunciaram que vão visitar a EXPO REAL, entre os quais se destaca as delegações de alta patente da Rússia e do Japão, e vários presidentes e vereadores autárquicos do Reino Unido. Um dos políticos da Alemanha que já confirmou a sua presença é Barbara Hendricks, mministro Federal do Ambiente, Conservação da Natureza, da Construção e da Segurança Nuclear, que vai participar no painel de discussão do “Fórum da Aliança: BMUB workshops estratégicos para a construção de baixo custo”, que vai decorrer no dia 6 de Outubro no âmbito do Fórum EXPO REAL.
O evento de abertura no programa da conferência, no dia 5 de Outubro, no seio do Fórum da EXPO REAL, aborda a questão: “As grandes oscilações dos preços do petróleo e das taxas de câmbio: Que impacto têm os factores externos no sector imobiliário?”. Aqui, os especialistas no mercado imobiliário vão discutir que impactes têm os factores externos - como o baixo preço do petróleo, a crise grega e o actual problema dos refugiados - no negócio imobiliário e de que forma o sector está a lidar com eles.
Outro desafio ao sector imobiliário é a mudança demográfica e as novas exigências que isso está a colocar a esta indústria. Este é também um tema em foco na EXPO REAL. No dia 6 de Outubro, no “Especial Fórum de Imóveis”, os especialistas vão debater a temática: “Alterações demográficas e os desafios enfrentados pelo sector da habitação” e “Imobiliário na Saúde”. Este último tópico encontra-se em crescendo de importância, uma vez que tem em conta o envelhecimento da população e oferece potencial como “categoria de activos em crescimento para os investidores internacionais nos mercados locais”.
Ainda um destaque especial para o dia 6 de Outubro no Fórum Locais para Investimento. Pela primeira vez, haverá uma série de palestras sobre a África subsaariana, já que esta região económica possui uma oferta com grande potencial nos próximos anos. Christian von Gaertringen Hiller, autor do livro ‘Afrika ist das neue Asien"’ (África é a nova Ásia) é o principal orador desta série de palestras. Esta temática parte do facto de as economias do Sul do Saara estarem a gerar as maiores taxas de crescimento no mundo, sobretudo nas cidades. Como tal, este crescimento vai precisar de imobiliário e nenhum outro continente tem um tão elevado número de projectos de desenvolvimento urbano como esta parte de África. A urbanização da África está, assim, a abrir novas oportunidades ao sector imobiliário.
Seja pelo crescente alcance internacional da EXPO REAL ou pelas ideias apresentadas sobre o futuro da indústria no programa de conferências, edição de 2015 da ‘Feira Internacional de Imobiliário e Investimento’ oferece, entre os dias 5 e 7 de Outubro, na cidade de Munique, na Alemanha, a todos os participantes um amplo espectro de informações e oportunidades imobiliárias.
Foto: Anabela Loureiro