A Mota-Engil anunciou a venda das concessões portuárias em Portugal, Espanha e Perú e a empresa logística ao grupo turco Yildirim. Trata-se de um negócio avaliado em 275 milhões de euros.
Em comunicado, a Mota-Engil revela chegou a acordo com o grupo Yildirim para alienar as “subsidiárias Mota-Engil Logística e Tertir, Terminais de Portugal”. Esta venda surge “na sequência da decisão estratégica de saída do segmento portuário em sintonia com o reforço recente que o Grupo fez no segmento de resíduos”.
O mesmo documento adianta que o valor dos activos a alienar vão é de 275 milhões de euros e englobam “as concessões portuárias, detidas pelo Grupo em Portugal, Espanha e Perú, bem como a empresa de serviços de suporte de logística Transitex”. Embora ainda necessite do aval da Autoridade da Concorrência, a confirmar-se a empresa portuguesa adianta que terá de proceder a “algumas operações de reorganização societária”.
Recorde-se que o grupo português venceu recentemente a privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF). Segundo a Mota-Engil, o “encaixe financeiro resultante desta transacção irá permitir ao Grupo a optimização e o reforço da sua estrutura de capital, em linha com a estratégia financeira delineada.
Foto: Site Mota-Engil