As instituições internacionais “enganaram-se em 2012 e voltaram a enganar-se em 2013”, pois “2012 foi o melhor ano de sempre das exportações e, surpresa das surpresas, 2013 voltará a ser o melhor ano de sempre das exportações portuguesas”. Esta afirmação foi proferida pelo Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, na abertura da oitava edição do Portugal Exportador.
O Vice-Primeiro-Ministro considerou que os resultados atingidos pelo País “dão uma lição de humildade àqueles que fazem previsões económicas e que olharam para as exportações portuguesas com grande ceticismo”. Acrescentando que “em cinco anos, as exportações de Portugal passaram de 28% do Produto Interno Bruto (PIB) - correspondente a 31 mil milhões de vendas em valor - para 40% do PIB no ano passado - correspondente a 45 mil milhões de vendas”.
Paulo Portas afirmou também que “este ano, Portugal alcançará os 41% do PIB ancorado nas exportações”, tendo, por isso, “imenso orgulho nas empresas portuguesas que representam hoje um poderoso sector exportador para o nosso País”. Concluindo que “em muito poucos anos, as exportações transformaram-se numa âncora muito mais decisiva da solidez da economia portuguesa”.
A 8ª edição do Portugal Exportador, o maior evento nacional dedicado à exportação, decorre hoje no Centro de Congressos de Lisboa, Pavilhão do Rio, na Praça das Indústrias, à Junqueira. Entre os ilustres participantes faz parte o Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas, o presidente da Fundação AIP e do Conselho Geral da AIP-CCI, Jorge Rocha de Matos, o presidente da AICEP Portugal Global, Pedro Reis, e o administrador do BES, António Souto.
Ao todo são 43 embaixadas, 17 câmaras de comércio e dezenas de outras instituições, entidades e empresas ligadas à exportação e ao apoio à internacionalização presentes na 8ª edição do Portugal Exportador, um evento promovido pela Fundação AIP em parceria com a AIP-CCI, o BES e a AICEP Portugal Global, com o apoio da CIP e AEP e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.
O sucesso das edições anteriores, pelas quais passaram milhares de empresários à procura de informação e ferramentas de apoio para iniciar ou consolidar a sua estratégia de internacionalização, ditam a continuidade deste evento, projecto que reúne num único dia e num só espaço as mais relevantes instituições, associações e empresas que podem de alguma forma ser uma mais-valia no processo de internacionalização.
As diversas entidades participantes apresentam, através de workshops, cafés temáticos e espaços de consultoria e networking, ferramentas, apoios e serviços disponíveis para que qualquer empresa possa iniciar ou estruturar a sua actividade além-fronteiras.
Foto: Santos Almeida