Quem visitou a exposição de 2015 da EXPO REAL verificou que o interesse pelo mercado imobiliário europeu e, em particular por esta feira alemã, continua em alta. O evento internacional contou com aproximadamente 37.800 participantes oriundos de 73 países.

Durante os três dias de feira notou-se uma agenda cheia de reuniões, com todos os decisores imobiliários reunidos num só lugar e com conversações de negócios bem encaminhadas. Entre o dia 5 e 7 de Outubro 2015, a EXPO REAL, que decorreu na cidade alemã de Munique, foi mais uma vez o ponto de encontro dos principais players do sector imobiliário.

“Nós já sabíamos que, neste momento, o sentimento era bom. Mas o que vimos aqui na EXPO REAL e o feedback dos participantes foi fantástico”, comentou entusiasmado Klaus Dittrich, presidente e CEO da Messe München. “Esta feira é o lugar para discutir as questões mais quentes do dia do sector imobiliário: habitação a preços acessíveis (muito actual, tendo em conta a situação da migração), digitalização, demografia e mudanças nas expectativas de rendimento resultantes de fortes aumentos na compra preços”.

Esses pontos estiveram também no topo da agenda de Barbara Hendricks, ministra federal alemã do Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear: “Nós estamos a enfrentar o maior desafio da habitação há décadas: Como podemos criar habitação mais acessível na Alemanha? No momento, estamos a juntar um extenso pacote de medidas para mobilizar todas as opções estaduais e do sector privado”. Por isso, considera que a EXPO REAL é um excelente fórum para esse efeito”.

Segundo a organização, todos os indicadores revelam que existiram negociações bem-sucedidas na EXPO REAL, que o sector imobiliário está em boa forma e que as perspectivas para o médio prazo são positivas.

Aliás, este é um quadro que também se reflectiu nos valores para EXPO REAL. Cerca de 37.800 participantes (2014: 36.900) de 73 países chegou à 18ª edição da Feira Internacional de Propriedade e Investimento, isto é 2,4 % mais do que em 2014. Este crescimento mostra claramente que EXPO REAL é importante para o sector como um encontro normal para a troca de pontos de vista sobre temas de actualidade no sector imobiliário.

O número total de participantes é dividido em 19.000 visitantes profissionais (2014: 18.600) e 18.800 representantes da empresa (2014: 18.300). Entre os visitantes profissionais a proporção internacional, ou seja, de fora da Alemanha, foi de 28%. Depois da Alemanha, os dez principais países de origem entre os visitantes foram: Reino Unido, Países Baixos, Áustria, Suíça, Polónia, França, República Checa, Estados Unidos da América, Luxemburgo e Espanha. Além disso, pela primeira vez, uma delegação da África subsaariana foi recebida nesta feira.

Relativamente ao continente africano, no programa de fóruns foram apresentados os actuais projectos de desenvolvimento urbano e os mercados imobiliários e de capitais nos países da África sub-saariana.

Um dos temas-chave no Real EXPO deste ano foi o investimento na União Europeia, em particular no mercado alemão. Noel P. Thomas, Diretor Internacional / MD no LaSalle Investment Management, Alemanha, afirmou que existe “um monte de dinheiro no mercado actualmente. Os preços são elevados e os rendimentos são baixos. Essa é uma situação difícil e que todos nós estamos a enfrentar neste momento”. De acordo com as suas declarações, este cenário tem também implicações para a EXPO REAL: “por um lado, de uma perspectiva internacional, a Alemanha ainda é considerado como um ‘refúgio seguro’; e, por outro, todos temos os nossos números de final de ano em mente e no que diz respeito às palestras na EXPO REAL são sempre sobre projectos concretos”.

Edgar Zoller, Diretor Vice-Presidente no Bayerische Landesbank, Alemanha, resumiu: “A EXPO REAL tem-se posicionado claramente à frente de todas as outras feiras internacionais do sector imobiliário”.

Foto: Messe München