A Lufthansa, Swiss e Austrian Airlines foram distinguidas com nota de ouro pelo estudo da revista Focus ‘Mit gutem Gewissen’ (Com a consciência limpa) pela governação institucional responsável.
As companhias aéreas Lufthansa, Swiss e Austrian Airlines foram nomeadas como três das companhias aéreas mais sustentáveis pelos consumidores na Alemanha, como resultado do estudo representativo ‘Mit gutem Gewissen’ (Com a consciência limpa), realizado pela revista económica Focus Money em colaboração com a Deutschland Test e a empresa de análise ServiceValue.
A Lufthansa foi considerada como a marca com o nível mais alto de responsabilidade na categoria ‘Companhias aéreas’ e assim classificada como a companhia aérea mais sustentável. Paralelamente à Lufthansa, as companhias aéreas do Grupo, a Swiss (2º lugar) e Austrian Airlines (3º lugar) foram distinguidas com nota de ouro pela sua conduta particularmente responsável nas áreas da ecologia, economia e temas sociais.
Os resultados do último estudo reconhecem o empenho do Grupo Lufthansa em operar com responsabilidade em todas a áreas e honram os investimentos orientados por objectivos do grupo de companhias aéreas em relação a uma governação institucional responsável. Já nos inícios de 2015, o Grupo Lufthansa recebeu o prémio ‘Eco-Airline of the Year’ (Companhia aérea ecológica do ano) atribuído pela segunda vez pela revista americana, Air Transport World.
Para nomear um exemplo das actividades do Grupo Lufthansa na área da responsabilidade climática e ambiental: o grupo esta fortemente empenhado em tornar o transporte de passageiros o mais ambientalmente correto possível. As frotas de transporte de passageiros do Grupo Lufthansa usaram somente uma média de 3,84 litros de querosene em 2014 para transportar um passageiro numa distância de 100 quilómetros (2013: 3,91 l/100 pkm). Com isto, tal como nos anos anteriores, o Grupo Lufthansa conseguiu atingir o exigente objectivo do de uma diminuição anula de 1,5 por cento.Ao investir vários mil milhões de euros em especial em aviões com eficácia de combustível, é esperada uma nova redução no consumo específico de combustível. Além disso, o grupo tem estado muito empenhado na melhoria da protecção de ruídos há já vários anos. Neste campo, os últimos investimentos em geradores de vórtice de redução de som para os aviões da Lufthansa da família A320 levaram a melhoramentos significativos no campo da poluição sonora na vizinhança dos aeroportos.
O estudo ‘Mit gutem Gewissen’ (Com a consciência limpa) é o maior estudo sobre a sustentabilidade das marcas da perspectiva dos consumidores. As opiniões de 500 cidadãos sobre 1.000 marcas de 56 sectores da indústria foram recolhidas em 33 inquéritos relativos à responsabilidade social, ecológica e económica.
Foto: Anabela Loureiro