Neste primeiro semestre de 2015 os valores indicam que o mercado de investimentos na Europa Central (Republica Checa, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia), apesar de um ligeiro decréscimo, apresenta fundamentos fortes para que venha a apresentar um crescimento maior que a média europeia, revela a consultora Worx.
Ao longo do primeiro semestre de 2015 o valor total dos activos transaccionados na República Checa foi pela primeira vez superior ao registado na Polónia chegando aos 1,3 mil milhões e 800 milhões respectivamente. Esta diferença é justificada graças a uma extraordinária transacção de 570 milhões em Praga. Este diferencial deverá inverter-se, resultando na liderança da Polónia no fim de 2015.
Os países da Europa Central assistem à compressão das yields nos vários sectores, fenómeno que tendencialmente deverá continuar moderado, tendo em conta o limite ao aumento das rendas a médio prazo. O interesse por parte dos investidores tem como perspectiva um contínuo aumento, que é aliado à disponibilidade de produtos e também ao número de negócios pendentes. Com os valores actuais elevada concorrência, alguns players do mercado começam a virar o foco para mercados secundários e terciários.
Os níveis de crescimento serão em média entre os 3 e 3,5% nos próximos dois anos. Este crescimento será bem mais rápido que na Europa Ocidental com os esperados 1,6 e 1,0 em 2015 e 2016 respectivamente.
A procura interna é dos principais motores para o crescimento evidenciado nos últimos anos. O consumo privado, conjugado com a formação bruta de capital fixo, acelerou bastante nos últimos tempos. Este fenómeno tem efeitos tanto na melhoria do mercado de trabalho como no capital disponível.
O PIB sofreu uma ligeira descida no segundo trimestre situando nos 3,1% mas todos os indicadores revelam um panorama estável para uma situação económica positiva.
A situação na Europa Central é bastante positiva e teve um grande aliado nos fundos disponibilizados pela União Europeia que em muito contribuíram para esta meteórica recuperação. Actualmente este mercado deverá manter os números baixos da inflação actuais, prevendo-se uma subida para 1,4 em 2016, juntamente com o crescimento económico geral da Europa e também com a subida dos valores do petróleo.
Foto: "Prag Altstadt Schloss 20110430" por Rudolf Stricker - Obra do próprio. Licenciado sob Attribution, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prag_Altstadt_Schloss_20110430.jpg#/media/File:Prag_Altstadt_Schloss_20110430.jpp