No âmbito das suas Jornadas Estratégicas anuais, a Cosentino revelou que termina o ano com mais de 100 instalações próprias logísticas e comerciais em todo o mundo e com uma previsão de facturação na ordem dos 715 milhões de euros.
O Grupo Cosentino, companhia global espanhola com presença em Portugal ao nível da produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e do design, celebra estes dias na localidade de Olula del Rio, Almeria (Espanha), uma nova edição das Jornadas Estratégicas, onde a multinacional reúne todo o seu staff dirigente.
A edição deste ano, sob o tema “Leading by Example”, junta mais de 90 directores da empresa, os quais representam áreas de negócio em mais de 25 países.
Durante as jornadas, o principal destaque tem sido o papel dos executivos e gestores intermédios, os aspectos organizacionais e a importância da gestão e da diversidade de talentos. Esta última questão tem ganho cada vez mais relevância, uma vez que a Cosentino emprega mais de 3.300 pessoas em todo o mundo, de 44 nacionalidades diferentes.
Outro aspecto fundamental da ampla diversificação da companhia é a gestão e supervisão financeira, cada vez mais consolidadas. Estar presente em muitos mercados obriga a um exaustivo controlo das transacções de moeda e a um desempenho com uma permanente visão internacional. Da mesma forma, a capacidade de adaptação a cada mercado é essencial, que atualmente equivale à adaptação a cada cliente, algo que a Cosentino voltou a demonstrar, como por exemplo, com a progressiva comercialização de Dekton ao longo dos anos.
Tudo isso reforça o objectivo da Cosentino para que o crescimento no futuro seja sistemático, abrangente, e sobretudo, garanta que o ADN do grupo é um factor de coesão para continuar a progredir. Isto foi conseguido durante o ano de 2015, onde foram integrados cerca de 685 novos funcionários em todo o mundo, incluindo mais de 200 em Espanha.
Estas jornadas servem não só para fazer um balanço dos últimos meses, como para avançar linhas estratégicas do grupo a curto e médio prazo. Neste sentido, destaque para o facto de a Cosentino ter aberto este ano mais de 10 Cosentino Centers ou plataformas logísticas integradas em todo o mundo, dois novos Cosentino City em Nova Iorque e Milão, e ainda a integração de um importante distribuidor canadiano, situado em Toronto. Com estas aberturas, a Cosentino termina o ano ultrapassando as 100 instalações próprias logísticas e comerciais a nível internacional.
Por sua vez, a estimativa de facturação consolidada do grupo para o ano de 2015 é de 715 milhões de euros, o que representa um crescimento de cerca de 20 % em relação a 2014. Também nesta reunião foram avançados alguns detalhes do Plano Estratégico 2016-2018 para a companhia presidida por Francisco Martínez-Cosentino, que será dado a conhecer durante os primeiros meses do próximo ano.
Por último, em termos de produto, Dekton foi o protagonista deste encontro anual tendo em conta a importância crescente que está a ter na geração de negócio, focando sobretudo em projectos integrados, aplicações de fachada, pavimentos de grande formato ou revestimento de paredes e bancadas. Também foi abordada a importância do negócio do granito, com base na fábrica situada na cidade brasileira de Vitória. Esta fábrica está em pleno processo de expansão, com novos edifícios e instalação de maquinaria que irá duplicar a produção deste material, e posteriormente a sua exportação para todo o mundo.
No seu discurso de abertura, Francisco Martínez-Cosentino, presidente do Grupo, destacou que “estas jornadas são muito importantes porque demonstram que estamos a atingir um alto grau de profissionalização na empresa, com uma gestão coordenada e uma política de integração, fatores fundamentais para continuar a crescer de forma sustentável. Isto permite-nos contar, por exemplo, com capital humano, como demonstra a incorporação em apenas um ano de quase 700 novas pessoas, permitindo-nos, junto dos nossos colaboradores e clientes, continuar a liderar o setor e enfrentar novos desafios e investimentos a curto prazo”.
Por fim, Martínez-Cosentino reafirmou “o compromisso indispensável de continuar a apostar na segurança e nas melhores práticas laborais nos centros de trabalho da empresa, assim como no resto da cadeira de valor. Este é um aspecto fundamental onde se situa grande parte do nosso investimento, juntamente com o crescimento da rede comercial, e a atualização constante das nossas fábricas com a melhor e mais recente tecnologia de mercado”.