A divisão Building Technologies da Siemens foi distinguida com o prémio European Energy Service 2015, na categoria ‘Projectos’, pela implementação de Contratos de Desempenho Energético na cidade de Sosnowiec, na Polónia.
Este projecto visava os sistemas de aquecimento e a gestão de energia de 87 escolas e jardins-de-infância públicos nesta cidade industrial, localizada na região da Silésia. Em apenas 10 meses procedeu-se a uma profunda renovação e modernização de todos os sistemas de aquecimento e de iluminação dos respectivos edifícios.
Adicionalmente foi instalado o sistema de monitorização de energia - Advantage Navigator - que permite a monitorização remota dos consumos de energia. Este sistema permite que os utilizadores consigam verificar remotamente a temperatura de cada sala de aula e regulá-la para o valor pretendido.
“Anteriormente, a temperatura nas salas de aula era tão alta que os alunos tinham dificuldades em concentrar-se. Graças ao novo sistema de aquecimento e à monitorização contínua dos consumos de energia, estamos agora em condições de proporcionar aos alunos um ambiente de estudo adequado”, explica Marek Tobiacelli da Siemens.
Simultaneamente, e face à situação inicial, a Siemens garantiu uma redução dos custos de aquecimento e de iluminação em cerca de 30% e 20% respectivamente. Garantiu ainda a redução das emissões de CO2 em 5.220 toneladas métricas por ano.
Estas medidas estão a ser financiadas através de um Contrato de Desempenho Energético assinado com a Siemens.
Isto significa que os investimentos iniciais da cidade de Sosnowiec, no valor de aproximadamente quatro milhões de euros, serão recuperados através das economias garantidas para o período contratual que é de 10 anos. O financiamento intercalar é disponibilizado pela Siemens.
O Prémio European Energy Service (EESA) faz parte da European Energy Service Initiative que estabeleceu as Metas de Poupança Energética da União Europeia para 2020 (EESI 2020). Esta iniciativa visa promover a utilização de Contratos de Desempenho Energético para toda a Europa. O prémio EESA distingue esforços e sucessos notáveis no campo de eficiência energética na Europa.