Vibrante, diversificada, dinâmica: com a nova identidade, a Bosch está a sublinhar a sua transformação digital afirmando-se como fornecedor de soluções para uma vida conectada.

“Através de soluções conectadas, queremos melhorar a qualidade de vida e conservar recursos. A nova identidade da nossa marca segue este exemplo. O novo design reflecte a diversidade e individualidade da vida e dos nossos produtos”, afirma Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, explicando a história da nova identidade.

Através de mais cores e de um novo imaginário ao nível da linguagem e da forma, o novo design apela a aspetos mais emocionais da marca. O lettering vermelho da Bosch, o slogan ‘Tecnologia para a vida’ e o dínamo mantêm-se inalterados.

“A empresa mudou muito nos últimos anos. O novo design corporativo dá expressão à nossa transformação digital”, acrescenta Denner. A casa inteligente proporciona mais comodidade no lar e em caso de acidente o automóvel recebe ajuda por conta própria, soluções e inovações que têm vindo a ser desenvolvidas pela Bosch.

O novo design corporativo é pensado para os requisitos de concepção dos media digitais. No entanto, também será usado em meios impressos, embalagens de produtos e design de interiores. O novo design tem apenas algumas regras rígidas, dando liberdade aos utilizadores. Os novos mundos visuais mostram os benefícios da ‘Tecnologia para a vida’ em cores quentes. O foco está nos utilizadores da tecnologia. “Queremos fazer com que o nosso slogan ‘Tecnologia para a vida’ seja tangível para as pessoas que entram em contato com a marca. Queremos fazê-lo através de imagens e elementos gráficos”, afirma Peter Feldmann, director de gestão da marca e marketing da Bosch.

O design inclui um novo elemento gráfico que é conhecido como o super gráfico. Através de linhas rectas que se sobrepõem e curvas, simboliza as promessas da Bosch: qualidade, parceria global, produtos fascinantes e responsabilidade. O super gráfico apresenta ainda uma nova gama de cores, baseada nas cores usadas actualmente pelo grupo Bosch: vermelho, azul, azul claro e verde. A gama foi expandida para incluir tons mistos das cores primárias, como fúcsia. Um outro elemento do design é o colorido das caixas de texto que se podem sobrepor. Os campos sobrepostos representam a ligação entre as pessoas e a tecnologia.

Resumindo o novo design, Gregor Schilling, responsável de design corporativo da Bosch, afirma: “A junção de imagens de fundo de ecrã, o super gráfico e as caixas de texto sobrepostas resultam num design vivo e distinto”.

O novo design da Bosch vai ser introduzido de forma gradual ao longo dos próximos dois anos.