A cadeia francesa de hipermercados Carrefour vai adquirir 127 centros comerciais, localizados em países como Espanha, França e Itália, por dois mil milhões de euros. Esta compra vai ser realizada junto da Klepierre.

A Carrefour e investidores institucionais vão comprar 127 centros comerciais à Klepierre, uma empresa gaulesa de investimento imobiliário que detém e gere centros comerciais na Europa, por dois mil milhões de euros. As agências internacionais, noticiam ainda que esta aquisição de centros comerciais em países como a Itália, França e Espanha, vai permitir ao grupo Carrefour ter mais controlo sobre as áreas que circundam os hipermercados e vai permitir que o negócio dos hipermercados ganhe um novo dinamismo.

Segundo a Reuters, o facto de deter o centro comercial e o hipermercado, permite ao Carrefour receber rendimentos do arrendamento dos respectivos espaços que depois pode ser utilizado para financiar a renovação de 150 dos seus 220 hipermercados em França durante os próximos três anos.  

O investimento do Carrefour em imobiliário é visto como parte de um esforço da retalhista para ser mais atractiva para os consumidores e possa fazer face à concorrência das vendas online e do comércio nos centros das cidades.

Com esta operação, uma nova empresa vai ser constituída – e terá 800 mil metros quadrados de espaço de retalho e activos no valor de 2,7 mil milhões de euros – que será detida em 42% pelo retalhista gaulês e o remanescente será dividido pelos restantes investidores institucionais, de acordo com o comunicado citado pelas agências internacionais.

Segundo a Bloomberg, e apesar de não detalhar os preços, a Klepierre afirma que o valor que vai ser pago pelas unidades em França e em Itália está em linha com os preços de mercado. Contudo, as unidades espanholas vão ser vendidas com desconto.

A operação, que ainda está sujeita a um acordo final e à aprovação dos reguladores, deverá ser estar concluída no primeiro semestre de 2014. 

As acções do Carrefour sobem 0,26% para 27,435 euros e os títulos da Klepierre apreciam 1,11% para 33,845 euros.

Fonte: Jornal de Negócios