O vice-presidente e director executivo do grupo chinês Fosun, Liang Xinjun, afirmou hoje que está "interessado noutras oportunidades de investimento em Portugal". Além das seguradoras nacionais, essas “oportunidades” poderão passar pelas áreas do turismo e saúde portuguesas.

O CEO Liang Xinjun afirmou que os responsáveis da China Three Gorges e de outras empresas chinesas que têm investido no nosso País têm-lhe feito passar a mensagem de que “Portugal é um país seguro e receptivo ao investimento chinês". Acrescentando que se sentem “muito confortáveis com Portugal por causa de Macau” e que “Portugal manteve uma relação muito boa com o Governo e o povo da China".

Refira-se que o grupo Fosun é um dos dois candidatos à privatização das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos (Fidelidade, Multicare e Cares), que, segundo o CEO Liang Xinjun, contou com "uma oferta bastante atractiva", correspondendo ao “nosso maior investimento de sempre na área dos seguros”. Este grupo é actualmente accionista de três companhias de seguros, como é o caso da PeakRe, de Hong Kong, na qual detém 85% do capital.

O grupo Fosun é um dos maiores e mais lucrativos consórcios privados da China, participando em diversas empresas de vários ramos, chinesas e internacionais, entre as quais o Club Mediterranee. Entre os negócios mais recentes conta-se a aquisição da torre de escritórios de Nova Iorque, a One Chase Manhattan Plaza, por 725 milhões de dólares.

Estas declarações foram proferidas pelo CEO Liang Xinjun à agência Lusa, em Pequim.

Foto: Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort