A Associação de Agências de Viagens Britânicas (ABTA) considerou Portugal como um dos melhores destinos para fazer férias em 2014.
Para esta escolha muito contribuiu, segundo a ABTA, o facto de que os “turistas britânicos sempre adoraram Portugal". Aliás, os números falam por si: em 2013 verificou-se um aumento de 8% no número de visitas destes turistas.
Este número terá uma tendência para aumentar já a partir de 2014, altura em que se vão iniciar novos voos directos entre Reino Unido e Lisboa/Porto. A ABTA acredita que os “turistas vão seguir para estes dois belos e históricos locais para uma escapadela”.
Além destas duas cidades portuguesas, a ABTA faz uma distinção especial a Coimbra, fazendo uma ressalva à “Universidade que é Património da UNESCO e o misterioso mosteiro de Tomar".
Um enfoque espacial vai também para o Algarve e para o Alentejo. A região algarvia pelo “bom clima todo o ano” e a zona de Sagres em particular pelas suas “grandes ondas e enseadas do ponto mais ocidental da Europa”. Já os “turistas mais selectivos devem escolher o Alentejo”, sobretudo por se tratar de uma “zona de enorme beleza natural com os eucaliptos a rodearem os rios, a cortiça e as oliveiras”.
Da lista de preferências da ABTA faz ainda parte a gastronomia portuguesa, considerada "entre a melhor e mais menosprezada da Europa, com as marinadas de carne e o peixe grelhado a acompanhar um jovem vinho branco e vinho verde, seguido pelos pastéis de nata".
Entre os melhores destinos de férias para 2014, a ABTA escolheu também o Brasil, Caraíbas, Costa Rica, Grécia, Malásia, Ilhas Maurícias, México, Omã, Eslovénia, Sicília e Estados Unidos da América.
Foto: Martinhal Beach Resort & Hotel