Os Global Schindler Awards, que arrancaram no dia 16 de Junho de 2016, irão por à prova as competências, a nível internacional, dos estudantes que se candidatarem. O projecto desta edição consiste na reabilitação de um mercado em São Paulo, no Brasil, e as inscrições estão abertas até a o dia 16 de Dezembro.

Estes prémios convidam todos os estudantes no último ano de licenciatura, mestrado e títulos académicos equivalentes a nível internacional, nos campos da arquitectura, paisagismo, desenho e planificação urbanística, para este que é um dos concursos de desenho urbano mais destacados no mundo, e que vai na sua sétima edição.

Os participantes terão que submeter projectos que façam frente aos desafios do urbanismo contemporâneo. O projecto, que este ano se situa no centro da cidade de São Paulo, tem por objectivo o realojamento previsto para um mercado de venda grossista. Os estudantes deverão ter em conta fatores como a mobilidade como elemento catalisador de mudança, o desenho de espaços públicos, assim como o papel das infraestruturas económicas e sociais. As questões sobre a integração dos elementos urbanos e a população são o centro deste concurso holístico de ideias.

Um júri internacional composto por especialistas de renome, onde se incluem Ciro Biedermann, Fernando de Mello Franco, Hubert Klumpner e Paola Viganò, irá avaliar as candidaturas e a atribuição dos galardões. O prazo para apresentar as candidaturas termina a 16 de Dezembro de 2016 e os projectos devem ser entregues até dia 31 de Dezembro. O anúncio dos vencedores será feito em meados de 2017.

O Grupo Schindler, uma das empresas líderes no sector de transporte vertical, é a empresa organizadora destes prémios que são entregues a cada dois anos, em colaboração com o professor Kees Christiaanse, do curso de Arquitectura e Desenho Urbanístico da ETH de Zurique, para o concurso 2016-2017.

A página de internet da Global Schindler Award (www.schindleraward.com) irá servir como plataforma de ideias, onde irão ser publicadas entrevistas e artigos durante o tempo que irá durar o concurso.

Refira-se que o Grupo Schindler fundado na Suíça em 1874, emprega acima de 57.000 mil colaboradores em mais de 100 países e é líder mundial em mobilidade urbana, através da concepção, produção, instalação, manutenção e modernização de elevadores e escadas mecânicas. Todos os dias o Grupo Schindler move mil milhões de pessoas em todo o mundo. O Grupo está presente em Portugal desde 1948 e conta com cerca de 450 colaboradores.

Foto: schindler.com