O sector do imobiliário internacional vai reunir-se na Messe de Munique de 4 a 6 de Outubro de 2016. A organização já anunciou que o número de expositores na EXPO Real aumentou em mais de 2%, muito embora o presidente do Conselho e CEO da Messe München, Klaus Dittrich, tenha afirmado que “a situação económica global está a conduzir os investidores a agir com mais cautela”.

Apesar do ‘Brexit’ e das incertezas políticas, o sector imobiliário continua a prosperar e tal reflecte-se na próxima edição da EXPO REAL. “Enquanto as taxas de juros permanecem baixas e um elevado capital está à procura de oportunidades de investimento, não se vê um fim para o boom imobiliário” disse Klaus Dittrich, CEO da Messe München GmbH. “Ao mesmo tempo, a economia global está em risco e a situação política é instável. Isso faz com que os investidores ajam com mais cautela. A EXPO REAL é o lugar ideal para explorar essas tendências e derivar estratégias de negócios adequadas a partir deles”, salientou.

A rede mais importante da Europa ao nível do sector imobiliário e dos investimentos fornece uma orientação abrangente no que diz respeito à evolução, mercados e tendências em segmentos individuais. A feira confirma também esta afirmação em 2016. “O número de expositores aumentou novamente em 2016, desta vez em mais de dois por cento” avança Stefan Rummel, director-geral da Messe München GmbH. Os 10 países que apresentam (com excepção da Alemanha): Áustria, Países Baixos, Polónia, Suíça, Grã-Bretanha, Hungria, França, Estados Unidos da América e no Luxemburgo, bem como a Itália e a República Checa, partilham o 10º lugar. Além disso, existem novamente numerosos pavilhões de diferentes países. Pela primeira vez, Itália é representado por um grande stand conjunto. “Nós também estamos satisfeitos que Estocolmo esteja a celebrar a sua estreia e que Budapeste volte à EXPO REAL”, disse Rummel.

O ‘Brexit’ e suas consequências vão naturalmente desempenhar um papel importante na EXPO REAL. Por exemplo, o público pode esperar emocionantes trocas de ideias entre o advogado e economista ‘Brexit’ Gerard Lyons e o comprovado oponente ao ‘Brexit’ Howard Bernstein, presidente-executivo da Câmara Municipal de Manchester, no verdadeiro fórum EXPO REAL: ‘Brexit: O que há depois de sair?’. Além disso, uma grande parte no programa da conferência vai lidar com a questão de como a economia em geral e, consequentemente, o sector imobiliário continuará a desenvolver-se. “Uma questão, entre outras, é pensar se estamos em ciclos longos ou se estamos actualmente apenas a experimentar uma situação excepcional nos mercados financeiros e de investimento e como devemos avaliar essa situação”, explicou Dittrich. Os desafios do sector imobiliário são uma questão importante, “não só do ponto de vista do investimento, mas também em termos de questões sociais. A habitação a preços acessíveis é escassa e aumento da migração está a agravar ainda mais o problema”.

Estas são algumas das questões que vão estar em debate na EXPO REAL, feira do imobiliário que decorre na cidade alemã de Munique, já no mês de Outubro.

Foto: Anabela Loureiro