A AICCOPN vai participar na FIHAV – 34ª Feira Internacional de Havana, que se realiza de 31 de Outubro a 4 de Novembro e que, pela primeira vez, conta com um pavilhão dedicado, em exclusivo, a Portugal, onde estarão representadas de cerca de 40 empresas e outras entidades nacionais.
A visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a Cuba, representa um marco na ampliação das ligações económicas, comerciais e de cooperação, entre Portugal e Cuba.
Esta participação insere-se num conjunto de iniciativas incluídas no Projecto GPC - Global Portuguese Construction, cofinanciado pelo COMPETE 2020, com o qual a AICCOPN pretende promover internacionalmente a indústria da construção portuguesa, apresentando-a sob a uma marca única, distintiva colectiva, facilmente identificável, enquanto representante da experiência e know-how, das empresas nacionais. Facilitar o trabalho em rede, promover a complementaridade entre as diferentes especialidades e, desta forma, simplificar os processos de internacionalização é o principal objectivo desta associação.
Nesta nova estratégia da AICCOPN, a América Latina, pelas potencialidades que tem para o sector da Construção e do Imobiliário, assume especial relevância, apresentando oportunidades de negócio, com um potencial extraordinário para todo o tecido empresarial desta vasta fileira.
Com esta iniciativa a AICCOPN assume o papel de ‘embaixadora’ da Construção Portuguesa em Cuba, tendo por finalidade o estabelecimento de ‘pontes’ que permitam contribuir para uma maior aproximação das empresas suas associadas, com expectativas de internacionalização, na abordagem a um mercado que está a despertar, em face da progressiva abertura política e económica deste país.
Esta ação conta com a participação do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que integrará várias ações que estão contempladas na agenda desta visita, com especial incidência, no âmbito do segmento da Reabilitação Urbana e Infra-estruturas.
Além da FIHAV, estão ainda previstas visitas a grandes obras em curso, reuniões com potenciais parceiros de negócios, celebração de acordos e protocolos e encontros com autoridades locais, com vista à promoção da fileira da construção e do imobiliário portuguesa, em Cuba.
Foto: Câmara de Comércio Portugal-Cuba