São muitos os que sonham em poder viajar de avião sem pagar a tarifa aérea. Mas a ficção pode não estar muito longe da realidade, já que uma das ambições do CEO da Ryanair, Michael O'Leary, é que daqui a cinco ou dez anos seja possível ‘voar’ sem pagar.

As declarações de Michael O'Leary caíram que nem uma ‘bomba’ na conferência anual da Associação de Operadores de Aeroportos, que decorreu em Londres, e que contou com especialistas e personalidades do sector aeronáutico. “Tenho uma visão e acho que nos próximos cinco a 10 anos, viajar na Ryanair vai ser grátis”, para tal “faremos dinheiro através da divisão das receitas do aeroporto”.

De acordo com este visionário, o futuro do sector aéreo passa pela gestão conjunta e divisão financeira dos lucros obtidos através dos produtos consumidos pelos passageiros nos aeroportos, uma área que está actualmente sob a égide dos operadores como a ANA Aeroportos em Portugal, a Heathrow Airport Holdings no Reino Unido e a Aéroports de Paris em França, entre muitos outros. 

Michael O'Leary afirmou que “há muito tempo que vejo os aeroportos como centros comerciais”, por isso mesmo refere que “nunca percebi porque é que nós temos de pagar taxas se estamos a transportar pessoas para centros comerciais”.

No fundo, trata-se de aplicar o modelo de negócio da empresa nos seus próprios voos low cost a uma escala maior da aeronáutica. 

Foto: Anabela Loureiro