Chama-se ‘Mildred’ e é o chatbot (chat gerido por um robot, numa tradução literal) criado pelo Grupo Lufthansa, capaz de procurar os voos mais baratos nos próximos nove meses.
Os passageiros podem personalizar a busca de resultados por datas específicas e classes de viagem. Quando pesquisam por tarifas através do aplicativo do Facebook Messenger, os utilizadores podem pesquisar pelo nome completo do aeroporto de partida ou destino, o código do aeroporto ou o nome da cidade de partida. O chat reconhece o aeroporto mais próximo do local da pesquisa de onde partem voos da Lufthansa e pode encontrar o voo mais barato de ida com o regresso sete dias depois.
O chat vai sempre pesquisar as opções disponíveis nos próximos nove meses. No entanto, as datas podem ser alteradas para um dia determinado da semana, mês e até feriados importantes, como por exemplo, o Natal. Se se escolher uma classe de viagem, tipo Economy, Premium Economy ou Business, Mildred vai levar esta informação em conta. Os passageiros que quiserem comprar um bilhete vão ser direcionados para o portal LH.com na versão mobile, onde podem reservar os voos diretamente no smartphone.
O avatar é uma simpática rapariga de óculos e cabelos cor-de-rosa, preso num toutiço. Os passageiros não precisam preencher formulários já que todo processo é feito sob a forma de diálogo escrito, o que faz com que o Facebook Messenger seja o aplicativo perfeito para Mildred. Ela até pode relembrar o passageiro do voo escolhido 24 horas antes da partida e responder a todas as perguntas.
O bot, pequeno robot, é baseado numa plataforma de processamento de linguagem natural (NLP). Esta plataforma, escolhida pela equipa interna de programadores, entende por enquanto inglês e alemão (mas outros idiomas virão mais tarde) e também reconhece lugares e datas. A NLP traduz todas as questões escritas numa máquina de ler códigos. O chat usa duas interfaces, uma (API) para a base de dados para o aeroporto Lufthansa mais próximo. A outra interface é a de geolocalização do Google, cuja base de dados reconhece numerosas atrações turísticas, assim como nomes de lugares. Se o passageiro especificar Torre Eiffel, por exemplo, o destino do voo é reconhecido como Paris. Com base nesta informação, Mildred solicita a melhor tarifa para a rota pedida na base de dados da Lufthansa.
A versão beta de Mildred está disponível a partir de agora. A equipa de programadores apresentou e testou diversas formas de solicitação de voos, mas na prática muitas outras combinações de palavras serão usadas. “A capacidade de produção de Mildred já é significativa, mas é importante para nós lançar a versão beta para lhe dar a hipótese de aprender. No mundo digital, a velocidade e a postura das novas empresas têm muita importância, o que envolve testes rápidos de novas versões e a integração das opiniões de um público-alvo”, disse Torsten Wingenter, responsável pela área de Digital Innovations.
A pesquisa de melhor preço está disponível para utilizadores de iPhone e de Android através do aplicativo gratuito do Facebook Messenger. Basta pesquisar “Lufthansa Best Price” para começar a conversa. Para testar Mildred num PC, escreva mildred.lh.com no motor de busca. Nos dois casos vai ser necessário ter uma conta no Facebook.