A construtora Gabriel Couto iniciou a empreitada Mazyopa Drainage Project em Lusaca, na Zâmbia. Desta forma reforça o seu portfólio a nível internacional.
A reabilitação do sistema de drenagem em Mazyopa corresponde a uma extensão de cerca de 2.6 Km, estando integrado no sistema de abastecimento de água, drenagem e saneamento da cidade de Lusaka com um investimento na ordem dos 17,2 milhões de dólares, fatia dos 355 milhões de dólares do total investido pela Lusaka Water Supply, Sanitation and Darinage (LWSSD), empresa pública de abastecimento de água, saneamento e drenagem de Lusaca, e financiadas pelo Governo dos Estados Unidos da América através do Millennium Challenge Corporation (MCC) em parceria com o Governo da República da Zâmbia.
Mazyopa é uma linha de água natural para onde as águas pluviais das descargas de sistema de drenagem confluem, sendo que o presente projecto visa melhorar o sistema de drenagem existente de forma a passar a existir um escoamento de águas pluviais mais eficaz durante o período de chuvas intensas e/ou tempestades para o emissário, evitando, assim, as cíclicas cheias que afectam a população.
O canal de drenagem percorre cerca de 2.400m ao longo de uma área de casas informais na margem Ocidental, onde se situa o povoado de Mazyopa, e por uma área casas inseridas em lotes murados com 140m de frente na margem Ocidental.
Para o final do canal está prevista a construção de uma estrutura de recolha de todo o lixo e madeiras que sejam arrastados pela corrente e ao mesmo tempo servir de estrutura de dissipadora de energia a par com outras duas que se realização ao longo do canal a montante deste ponto.
Está ainda previsto a construção de duas pontes pedonais que atravessarão o canal, bem como a reabilitação de uma existente ponte pedonal suspensa.
A Gabriel Couto, com mais esta empreitada internacional, vê o seu portfólio de obras reforçado nesta área de projectos de infra-estruturas hidráulicas, afirmando-se hoje como uma das maiores empresas portuguesas do sector da construção civil além-fronteiras.