Filippo Rean, Head of the Real Estate Division da Reed MIDEM e dos mercados MIPIM e MAPIC, antecipa como vai ser o MIPIM que vai decorrer entre os dias 14 e 17 de Março de 2017.
Em comparação com 2016, os números do MIPIM podem crescer ainda mais?
Estamos à espera de um MIPIM 2017 muito bom, embora ainda seja cedo para anunciar números. Mais do que bater recordes de participação, o nosso objectivo neste período muito desafiante é fornecer um evento ‘high-end’ onde os profissionais internacionais do imobiliário possam trocar ideias e experiências com os seus pares sobre assuntos chave de forma a os ajudar a desenvolver seu negócio.
Actualmente, os profissionais do imobiliário enfrentam novos desafios. É por isso que o tema central da 28 ª edição do MIPIM tem o enfoque no ‘New Deal’ deste sector?
A edição 2017 do MIPIM está focada, de facto, em torno do ’New Deal’ (Novo Negócio) no imobiliário. À medida que a revolução tecnológica, a instabilidade geopolítica e as mudanças sociais estão a ’varrer’ o mundo dos negócios, os profissionais do imobiliário enfrentam novos desafios que os levam a entenderos seus negócios de forma diferente - daí a noção deste novo negócio.
O programa da conferência MIPIM terá uma conferência dedicada a este tema e o principal orador já confirmado é o estratega global Parag Khanna, um especialista em relações internacionais e autor de ’Connectography: Mapping the Future of Global Civilization (Contactography: Mapeando o Futuro da Civilização Global). De acordo com Khanna, o aumento da conectividade está prestes a empurrar para trás as fronteiras nacionais e a dar poder às pessoas e organizações que estão ligadas. Khanna apresentará a sua visão aos participantes do MIPIM durante a cerimónia oficial de abertura que decorre na terça-feira, 14 de Março. Ele vai estabelecer as bases para o ’New Deal’ e destacar as suas implicações para o imobiliário internacional.
Além desses elementos de pensamento estratégico, o programa da conferência MIPIM dará aos participantes os meios para transformar ideias em acção. Novos formatos serão apresentados no programa da conferência, incluindo cenários previsíveis onde um especialista irá esboçar três possíveis futuros em torno do mesmo tópico. Os participantes poderão votar no início da sessão. Haverá também uma masterclass, onde uma personalidade do mundo do imobiliário, ou de outro sector, vai falar sobre a sua carreira e partilhar as suas experiências e sucessos com o público, a par de sessões criativas (apenas por subscrição), o que permitirá aos participantes aprender novas técnicas de inovação e serem treinados nestas questões de pensar sobre seus trabalhos de forma diferente.
Em 2017, o MIPIM vai ser também 'Tech' (Tecnológico). Trata-se de uma nova tendência imobiliária?
Com o proptech a emergir como a última tendência no mundo da tecnologia, o MIPIM tem-se aberto cada vez mais à inovação e à tecnologia. Esta tendência tem sido destacada no MIPIM através de três iniciativas revigorantes: o Fórum de Inovação, o Concurso de Startups e o PropTech Summit.
Lançámos em 2013 um espaço dedicado à inovação no MIPIM, em Cannes. Desde então, a marca MIPIM tornou-se uma plataforma de lançamento para empresas de propriedade intelectual e outras marcas interessadas em promover ideias inovadoras e produtos relacionados com imóveis, incluindo ferramentas de visualização 3D, software, gestão de propriedades, tecnologias de construção, sustentabilidade, BIM, Crowdfunding e análise de dados. Estou muito entusiasmado em anunciar que para 2017, o Fórum da Inovação do MIPIM estará localizado no coração do Palais e apresentará um crescimento de mais de 60% nos 1.000 metros quadrados. Mais de 50 empresas vão exibir-se neste espaço, incluindo os finalistas do 2º concurso anual MIPIM Start-Up.
No ano passado, o MIPIM impulsionou o seu foco na inovação e lançou a primeira competição de Startups dedicado à tecnologia imobiliária. Após as rodadas de selecção da PropTech Summit em Nova Iorque, MIPIM UK em Londres e MIPIM Asia em Hong Kong, foram seleccionados nove finalistas que vão lançar os seus projectos junto de um júri internacional em Cannes e cujos vencedores serão anunciados em 15 de Março.
Por último, mas não menos importante, outro passo emocionante que o MIPIM deu recentemente rumo à inovação foi a criação da primeira PropTech Summit em Nova Iorque. A MIPIM PropTech Summit foi lançada em Outubro de 2016 em parceria com a MetaProp NYC e foi um evento bem-sucedido, que iremos repetir no próximo ano naquela cidade norte-americana. Conseguimos oferecer aos nossos delegados um evento único para descobrir o papel cada vez mais importante da tecnologia no sector imobiliário, ao mesmo tempo que reúne inovadores tecnológicos e líderes imobiliários.
Pode o MIPIM 2017 prever o futuro do sector imobiliário, uma vez que vai lançar novas sessões e diferentes abordagens para o mercado imobiliário?
Sem dúvida que as mudanças políticas e económicas que têm ocorrido e estão a ocorrer em toda a Europa e no resto do mundo terão um impacto no mercado imobiliário global. O MIPIM 2017 não pode prever o futuro, mas vemos mais do que nunca uma forte necessidade de os nossos clientes e participantes tomarem o pulso do mercado no MIPIM e discutir questões-chave para obter insights de suas contrapartidas sobre o que está a acontecer e como vai decorrer o seu negócio. Por esta razão temos um programa ‘pára-choques’ de sessões de conferências e workshops que vão tratar das questões políticas que estamos actualmente a enfrentar. 2017 será um ano desafiador e posso garantir que estamos a colocar toda a nossa energia em preparar o melhor ponto de encontro possível para os nossos profissionais imobiliários globais que estarão presentes para interagir, fazer contactos e debater as principais questões do momento.
Foto: Anabela Loureiro