A Minor Hotels anunciou um aumento de 27% no lucro líquido em 2016, fruto das suas capacidades de aquisição estratégica. Estes resultados foram importantes tendo em conta o contexto da desaceleração económica da Tailândia durante o 4T16 e numa altura em que esta nação lamentou a morte do seu Rei.
William E. Heinecke, presidente e CEO do grupo da MINT comentou: "Estou confiante de que 2017 será um ano forte para MINT. A quase dois meses do ano já vemos muitos sinais positivos, incluindo a forte recuperação económica da Tailândia. Até o momento, os nossos espaços hoteleiros estão a reportar um crescimento do RevPar em 2017 em comparação com o mesmo período de 2016, enquanto a Minor Food está a ter um crescimento positivo das suas lojas na maior parte das marcas em Janeiro de 2017”.
A Minor Hotels registrou um aumento de 27% no lucro líquido em 2016, o que em grande parte reflectiu as capacidades de aquisição estratégica da Minor Hotels. Apesar do período de luto pelo Rei da Tailândia e das inundações no Sul deste país, no 4T16, os hotéis da Minor Hotels na Tailândia registraram um crescimento de 5% em 2016 em termos de receita por quarto disponível (RevPar). O portfólio da Tivoli apresentou, assim, um desempenho particularmente positivo em 2016.
A Minor Hotels acredita, mau grado a conjuntura atrás referida, que os fundamentos da indústria continuam fortes e a Tailândia continua a ser um destino turístico atraente. Aliás, a indústria já se encontra a caminho da recuperação em 2017, com o número de chegadas de turistas a aumentar 6,5% em Janeiro de ano para ano.
A Minor Hotels não só está a verificar uma procura nas suas operações hoteleiras tailandesas, como também na procura pelas suas residências, com a venda de duas das três unidades de residências em Anantara, Layan Phuket, que, embora tenham sido atrasadas a partir do quarto trimestre de 2016, já foram concluídas em Janeiro de 2017.
Com os mercados de bens imobiliários saudáveis, tanto em Phuket como em Chiang Mai, e com a qualidade do produto residências Minor, a Minor Hotels mostra-se confiante com a perspectiva de fortes vendas residenciais para o resto do ano em ambos os mercados.
A nível internacional, a Minor Hotels continua a executar estratégias de marketing tácticas para atrair clientes para os seus hotéis, incluindo os das Maldivas e de África para impulsionar negócios.
A perspectiva de 2017 para a Tivoli Hotels & Resorts em Portugal é igualmente forte, uma vez que o mercado beneficia da sua percepção como um destino seguro, em grande parte livre dos acontecimentos perturbadores experienciados noutros locais e espera-se que o próprio Tivoli obtenha benefícios dos projectos de renovação em curso (primeiro semestre de 2017), que deverá resultar em maiores taxas de ocupação de quarto.
Para o Anantara Vacation Club, a MINT está confiante de que os ajustes recentemente lançados ao seu modelo de vendas provarão que são uma base sólida para o crescimento futuro e sustentável, como demonstrado pelo desempenho já melhorando.
A Minor Food revelou que teve um aumento do lucro líquido principal de 7% em 2016, como resultado do crescimento de 1,3% nas vendas mesmas lojas, juntamente com 8% de expansão da tomada. Esse crescimento foi resultado do forte desempenho do hub da Tailândia nos primeiros nove meses do ano e do hub da China ao longo do ano, juntamente com as maiores contribuições de ganhos da Minor DKL na Austrália, resultantes do aumento da participação da Minor Food na companhia de 50% a 70% em Novembro de 2015.
A Minor Food experimentou uma queda temporária da procura na Tailândia durante o período de luto no final de 2016, mas acredita que a situação já está normalizando e retomará a forte tendência de crescimento que estava sendo desfrutada até ao terceiro trimestre de 2016.
Espera-se que a lucratividade do hub da China continue a se fortalecer à medida que a Minor Food se expande em escala e impulsiona a excelência operacional. Espera-se que o hub australiano demonstre crescimento estável com a expansão contínua de sua forte base de negócios de franquias. Embora o centro de Singapura tenha experimentado um ambiente operacional desafiador ao longo dos últimos dois anos, a nomeação de nova gestão em meados de 2016, juntamente com o esforço persistente de racionalizar seu portfólio e melhorar sua estratégia de segmentação de clientes deve cimentar o caminho para uma melhoria no desempenho operacional. A Minor Food acredita que possui os produtos, portfólio, plataforma e experiência adequados para capitalizar melhorias no mercado de Singapura. A Minor Food continuará a executar estratégias estratégicas de marketing e impulsionará a inovação de produtos, ao mesmo tempo em que adere à excelência operacional em todos os hubs, a fim de impulsionar o crescimento em 2017.
A Minor Lifestyle ampliou de forma selectiva a sua carteira de marcas em 2016 de forma a ampliar sua oferta de moda, lançando o Brooks Brothers, Anello, Radley e Etam, entre outros. Além de crescer as principais marcas dentro do portfólio existente, a Minor Lifestyle anunciou que continuará a adicionar novas marcas que irão complementar a sua carteira existente em 2017, para impulsionar o crescimento da rentabilidade.