A QUADRANTE desenvolveu o projecto da nova Subestação de Dande, com um nível de tensão de 220/15kV, e que irá abastecer a nova Siderurgia construída na província do Bengo, em Angola.
O projecto da Subestação de Dande, que se iniciou em 2014, ocupa uma área de aproximadamente 1.6 hectares, e é constituída por dois painéis de linha de 220kV, dois painéis de transformador, com transformadores trifásicos de 25/30MVA, e um painel de reserva de transformador. A subestação possui ainda um edifício de comando que alojará os quadros MT de 15kV.
A empresa cliente deste trabalho foi a PA Omatapalo, que tem como principal actividade a concepção de projectos de engenharia, construção e manutenção de redes de transporte e distribuição de energia, gás e telecomunicações.
Neste projecto a QUADRANTE foi a responsável pelo desenvolvimento de todos os projectos de engenharia, nomeadamente os projectos eléctricos, electromecânicos (AT) e de construção civil (arquitectura, estruturas, geotecnia, hidráulica, instalações eléctricas gerais (BT), instalações mecânicas, terraplenagens e drenagens). Todas as fases de projecto, até à engenharia de detalhe e assistência técnica, foram desenvolvidas pela QUADRANTE.
A Siderurgia de Dande é, actualmente, um dos principais fornecedores de aços longos para a indústria da construção civil local.
Para Nuno Martins, administrador e responsável pela área da Indústria e Energia da QUADRANTE, “é prestigiante para a nossa empresa ter projectos desta dimensão, a nível internacional, que impliquem um impacto directo e benéfico nas indústrias locais e, por consequência, na qualidade de vida das populações”. Acrescenta ainda, “como prestadores globais de serviços de engenharia, faz parte da visão da empresa aumentar a nossa carteira de projectos internacionais e multidisciplinares, de modo a reforçar a nossa presença no exterior”.