Segundo um estudo preliminar da European Travel Commission, o número de brasileiros que visitam o Norte da Europa deve aumentar 56,1% até 2018. A pesquisa revela também que esta vai ser a região com maior crescimento de turistas brasileiros em todo o continente europeu.

Por ano são esperados cerca de 444 mil turistas oriundos do Brasil que vão visitar países como a Dinamarca, a Finlândia, a Islândia, a Irlanda, a Noruega, a Suécia e o Reino Unido. Refira-se que, actualmente, o Brasil fica em quarto lugar na lista de países que mais enviam visitantes à Europa, atrás apenas dos Estados Unidos da América, Canadá e China. Dados preliminares dos três primeiros trimestres de 2013 indicam que um total de 3,5 milhões de turistas brasileiros já estiveram no continente europeu.

A segunda região europeia que terá o maior crescimento de turistas do Brasil será a Europa Central e de Leste, esperando-se um crescimento de 39,8% até 2018. As principais cidades potenciadas neste crescimento são a República Checa, Hungria, Polónia, Países Bálticos, Rússia e Ucrânia que, aliás, já são responsáveis por 6,4% do mercado de turismo brasileiro ao nível de destinos internacionais.