Philippe Faure-Brac - o melhor sommelier do mundo - é o novo embaixador da cortiça em França e assina uma campanha inédita na Vinexpo, a maior feira internacional de vinho, que decorre de 18 a 21 de Junho.
A Philippe Faure-Brac junta-se Gabriel Lepousez, especialista em neurociências e investigador no Instituto Pasteur, para juntos desenvolverem uma conferência sobre o papel das neurociências na prova de vinhos. A forma como os sentidos influenciam a percepção que os consumidores têm de um vinho e o valor incomparável agregado a uma rolha, para além de todo o seu desempenho técnico, são alguns dos temas que serão abordados.
Para além destes dois especialistas de renome, a cortiça vai marcar presença na Vinexpo com uma escultura monumental em cortiça e que assinalará o ponto de encontro da feira, o ‘VinexpoCork Meeting Point’.
Para além da presença no evento, estão ainda programadas, a participação no concurso ‘Les Victoires du Liége’ em parceria com a revista Rayon Boissons, que premeia as iniciativas empresariais de marketing e comunicação na venda de vinho nas grandes superfícies’moderado por Pascal Chatonnet, enólogo e diplomado pela Universidade de Bordéus, e responsável pelo prestigiado laboratório Excell.
Recentemente, foram, também, divulgados os dados de um estudo desenvolvido pela Opinion Way naquele mercado, que refere que 87% associa a rolha de cortiça a um vinho de qualidade superior, comparando com 2% para os vedantes de plástico e 1% para as cápsulas de alumínio. O estudo revela, ainda, que 93% dos amantes de vinho franceses preferem a rolha de cortiça.
“A rolha funciona como um sinal de qualidade, que reflecte a exigência do produtor, a qualidade do néctar e a promessa de uma degustação diferenciada” explica João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).
Esta acção na Vinexpo faz parte de um conjunto de outras iniciativas que a APCOR vai levar a cabo naquele mercado, no âmbito do InterCork III – Promoção Internacional da Cortiça, e que têm como público-alvo os consumidores, os produtores e os profissionais de vinho.
O mercado francês é o principal importador de cortiça, com mais de 178 milhões de euros exportados em 2016 (+ 10% do que no ano anterior), e no qual o sector já investiu mais de cinco milhões de euros em promoção e comunicação nos últimos 15 anos, anuncia a APCOR.
Recorde-se que o InterCork III é um programa de promoção internacional que, com um investimento de 7,8 milhões de euros, pretende reforçar a preponderância da cortiça em 10 mercados - EUA, França, Alemanha, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido – com campanhas diferenciadas em cada país.
O programa InterCork é financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta, ainda, com o apoio privado dos associados da APCOR.