O Innovation Hub da Lufthansa em Berlim foi considerado o ‘Melhor Laboratório de Inovação’ na Alemanha. A revista de negócios ‘Capital' e a empresa de consultadoria Infront Consulting de Hamburgo comparou 34 Laboratórios de Inovação.

Para que servem na realidade os Laboratórios de Inovação? Que estratégias têm êxito? Como funciona a permute entre a empresa e o trabalho digital? A revista de negócios ‘Capital’ e a empresa de consultadoria Infront Consulting de Hamburgo centraram nestas perguntas parte do estudo sobre os esforços de inovação das empresas alemãs.

Neste primeiro grande estudo sobre os laboratórios e aceleradores digitais da Alemanha, 34 unidades de inovação – incluindo filiais da Daimler, Porsche, Thyssen Krupp, Deutsche Bank e Lufthansa – foram escrutinadas sistematicamente e avaliadas.

O resultado: O Innovation Hub da Lufthansa foi o que apresentou os melhores resultados entre os laboratórios de inovação na Alemanha, tendo recebido o prémio de ‘Melhor Laboratório de Inovação na Alemanha’.

“Estamos muito felizes com este prémio, pois confirma que temos seguido o caminho certo. A digitalização está a colocar grandes desafios às empresas e ainda não há matrizes. Ao mesmo tempo, este prémio é um incentivo para nos testarmos regularmente de modo a continuar a aumentar o nosso valor acrescentado para a Lufthansa”, referiu Holger Schneider, director Executivo do Innovation Hub da Lufthansa.

A avaliação foi feita analisando seis factores de êxito que incluíam apoio à gestão de topo, equilíbrio entre objectivos claros e uma certa liberdade, a escolha clara de tópicos e ideias de negócio, como funciona a permuta entre a empresa e a filial digital, a utilização de métodos, o dimensionamento de ideias assim como a rede de parceiros e clientes externos. O Innovation Hub da Lufthansa recebeu classificações excelentes em todas as categorias, com classificações máximas para a colaboração particularmente mais sucedida entre o Grupo Lufthansa e o Innovation Hub e a eficácia da utilização de métodos.

A revista de negócios ‘Capital’ publicou as classificações atribuídas a todos os laboratórios de inovação na Alemanha na sua edição deste mês.

Foto: Holger Schneider e Gleb Tritus