Segundo o inquérito Eurobarómetro hoje publicado, o turismo europeu vai continuar a crescer em 2014. Para tal muito vai contribuir a forte procura a nível interno e europeu.
Em comunicado de imprensa, a Comissão Europeia revelou que o “turismo tem sido um dos bastiões de economia europeia durante a crise económica e a tendência positiva prosseguirá em 2014”.
Em 2013, segundo o Eurobarómetro, o sector turístico foi “um motor de crescimento económico, induzido pela procura interna, com mais pessoas a optarem por passar férias fora do seu próprio país, mas no território da UE”. No ano passado, 38 % dos europeus passaram as férias principais noutro país da UE, o que representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação a 2012. Ao mesmo tempo, apenas 42 % das pessoas passaram as férias principais no seu próprio país, o que representa uma diminuição de cinco pontos percentuais em relação a 2012. Além disso, no ano transacto, apenas um quinto (19 %) gozou as férias principais fora dos 28 países da UE, o que corresponde a uma diminuição de 2% em comparação com 2012.
O Vice-Presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani, comissário responsável pela indústria e pelo empreendedorismo, comentou as preferências dos inquiridos e as previsões do inquérito em matéria de organização de férias: “Enquanto Comissário Europeu responsável pelo turismo, não posso esconder o meu entusiasmo. As atitudes dos europeus em relação às viagens, hoje publicadas, constituem um sinal da fiabilidade e do elevado desempenho do sector do turismo, que continua a ser o forte motor económico para a recuperação da UE. Os números falam por si, enquanto as preferências e as opiniões expressas no inquérito demonstram o modo como o desempenho robusto e resiliente do setor deverá prosseguir em 2014”.
Refira-se que este documento revela que apenas 11% dos europeus prevêm não ir para fora em 2014 devido à actual situação económica. Quatro em cada dez europeus planeiam passar as férias no seu próprio país (a maioria na Grécia, Croácia, Itália e Bulgária). Três em cada dez pessoas esperam passar as férias na UE e mais de quatro em cada dez pretendem fazer, pelo menos, uma das suas viagens na UE em 2014. Um quarto planeia viajar até um país fora da UE (24 %), mas apenas 16 % passarão as suas férias fora da UE.
Os cinco principais destinos de férias da UE permanecem inalterados desde 2012. Espanha (15 %, +5), França (11 %, +3), Itália (10 %, +2), Alemanha (7 %, +2) e Áustria (6 %, +2) continuam a ser os destinos de férias mais populares, tendo todos registado um aumento desde 2012. Os inquiridos na Grécia, Croácia, Itália e a Bulgária são os que têm maiores probabilidades de gozar férias no seu próprio país, enquanto os inquiridos do Luxemburgo e da Bélgica são os que têm maiores probabilidades de viajar para outro país da UE.
De acordo com o Eurostat, o sector do turismo atingiu números recordes em 2013. O total de pernoitas em estabelecimentos de alojamento turístico em todos os 28 Estados-Membros da UE aumentou, em 2013, em 1,6 % para um recorde de 2,6 mil milhões de pernoitas em comparação com 2012.
O inquérito Eurobarómetro foi realizado entre 6 e 11 de Janeiro de 2014 junto de 31.122 inquiridos de grupos sociais e demográficos diferentes, que foram entrevistados por telefone (fixo e telemóvel), na sua língua materna, nos 28 Estados-Membros da UE, bem como noutros sete países terceiros: Turquia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Noruega, Sérvia, Montenegro e Israel.
Foto: Anabela Loureiro