Decorreu no dia 20 de Setembro, na cidade de Vila Nova de Gaia, a apresentação da Intermat - Exposição Internacional para Construção e Infra-Estruturas que vai decorrer de 23 a 28 de Abril de 2018 em Paris, Nord Villepinte, França. A organização espera duplicar a presença de empresas portuguesas.
A Magazine Imobiliário deslocou-se a Gaia no sentido de tentar perceber o pulsar deste evento e quais as expectativas em relação às empresas portuguesas que poderão vir a marcar presença na Intermat 2018. No evento esteve presente a directora de comunicação da Intermat, Laura Sanchez, que afirmou que a intenção da organização é “reforçar a componente das novas tecnologias e inovação” neste certame.
Laura Sanchez recordou que, em 2015, estiveram representados 167 países, tendo Portugal ocupado o 18º lugar entre os países com maior representatividade e levado ao certame 242 visitantes portugueses profissionais. Aliás, diz acreditar que “Portugal vai ultrapassar largamente estes números em 2018”.
Refira-se que os países com maior expressão na Intermat, além de França, são a Bélgica, seguindo-se a Alemanha, Itália, Reino Unido e Países Baixos. Na próxima edição, segundo Laura Sanchez, a principal prioridade vai ser dada ao continente europeu e africano (sobretudo países do Magreb, Costa do Marfim e Senegal), a par do Médio Oriente.
A Intermat, que tem lugar de 23 a 28 de Abril de 2018, em Nord Villepinte, Paris, vai reunir as maiores marcas de equipamentos e maquinaria, materiais e soluções para engenharia civil e obras de construção estrutural a nível mundial num evento que vai ser organizado em torno de quatro sectores de actividade: Earthmoving & Demolition; Estrada, Materiais e Fundações; Construção e Cimento; e Levantamento, Manipulação e Transporte.
De acordo com a organização, a Intermat é uma oportunidade para conhecer fabricantes e fornecedores de instalações, equipamentos, soluções e técnicas para o sector de construção; encontrar in loco as maiores marcas de construção do mundo; descobrir as últimas tendências e inovações tecnológicas da indústria da construção; assistir a demonstrações ao vivo e testemunhe a performance de instalações e equipamentos em condições reais de trabalho; troca e debate com especialistas da indústria da construção; e criar relações especiais com os líderes globais da indústria da construção.
Uma das principais atracções da exposição é o Intermat Demo. Aliás, esta é a única exposição internacional a oferecer uma zona exterior onde os construtores podem demonstrar os seus equipamentos e máquinas em acção.
O World of Concrete Europe (WOC Europe), dedicado ao mercado europeu do betão, iniciado em 2015 em colaboração com a Informa Exhibitions, reúne também no centro do Intermat Paris, uma exposição, um programa de conferências e uma zona de demonstrações. Este evento, sob a bandeira do ‘Connecting the Concrete Sector’, abrange o conjunto dos actores europeus do sector, visa responder a todas as suas expectativas e animar as relações da fileira com as partes interessadas.
Destaque também para o lançamento do Observatório Intermat para o mercado da construção e que pretende permitir a ligação constante e regular com os mercados de aplicativos e oferecer aos expositores e visitantes desta exposição uma visão de futuro dos projectos de construção e infra-estrutura contínuos e futuros, no horizonte 2025-2030.
Mas uma das áreas que Laura Sanchez considerada pilar fundamental desta exposição, é a “inovação”. Como curiosidade refira-se que um inquérito realizado, em 2015, revelou que 80% dos visitantes descolam-se à Intermat para descobrir as últimas novidades do sector.
É neste contexto que Laura Sanchez destaca os Prémios Intermat de Inovação que visam galardoar os mais recentes avanços tecnológicos dos sectores de construção e infra-estrutura, tendo sempre em consideração a economia, o design, o funcionamento e uso, a segurança e o ambiente.
Este evento é presidido por Bruno Cavagné e o júri conta com um painel de especialistas europeus. Os prémios estão divididos em quatro categorias que correspondem às quatro principais áreas de exposição e vão ser igualmente atribuídos quatro prémios especiais nas áreas da Transição digital, Transição de energia, World of Concrete Europe e Prêmio Start-Up.
As inscrições estão abertas até ao dia 2 de Outubro e a cerimónia de entrega de prémios está prevista para 18 de Janeiro de 2018.
A Intermat reúne as mais importantes organizações dos profissionais de construção e importadores, nomeadamente o CISMA, Sindicato dos Equipamentos para a Construção, Infra-estruturas, Siderurgia e Manutenção; SEIMAT, Sindicato das Empresas Internacionais de Materiais de Obras Públicas, Minas e Pedreiras, Construção e Elevação; e Comexposium, líder europeu na organização de eventos e está implicado em mais de 170 manifestações BtoC e BtoB, cobrindo 11 sectores de actividade tais como o agroalimentar, agricultura, moda, digital, segurança, construção, high-tech, óptica e transportes.
Recorde-se que a organização realiza um pré-Intermat que é considerada o evento principal para todos os expositores da Intermat que desejam apresentar seus novos produtos e últimos desenvolvimentos de sua empresa a 150 jornalistas de meios de comunicação internacionais e no qual a Magazine Imobiliário marcará presença. A próxima edição será realizada nos dias 18 e 19 de Janeiro na Maison de la Mutualité, em Paris, França.
Foto: Intermat