A Fundação AIP regressa a Cabo Verde dinamizando a participação portuguesa na 21ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) que este ano de realiza na Ilha de São Vicente, Cidade do Mindelo, entre os dias 15 e 19 de Novembro.
A República de Cabo Verde tem sido desde há muito um mercado prioritário para as empresas portuguesas e, numa altura em que este arquipélago costeiro da África Ocidental tem como uma das prioridades aprofundar a integração internacional da sua economia, a Fundação AIP volta a dinamizar a cooperação económica entre as empresas portuguesas e cabo-verdianas com uma participação de mais de 20 empresas nacionais na FIC, antecedida de um ‘stopover’ de dois dias na Cidade da Praia.
A delegação nacional presente nesta viagem de negócios a Cabo Verde é composta por empresas dos sectores metalúrgicos e electromecânicos, produtos eléctricos, tecnologias de informação, produtos agro-pecuários, equipamentos de imagiologia médica, distribuição de produtos e medicamentos de uso humano e veterinário, equipamentos de apoio ao socorro e à saúde, soluções de revestimentos e pavimentos para mercados residenciais e comerciais, retalho tradicional, instrumentos musicais e equipamentos de áudio, restauração e hotelaria ou construção e reparação naval entre outros.
A partida da delegação empresarial portuguesa é já no próximo dia 12 de Novembro, iniciando-se os primeiros dois dias, 13 e 14 de Novembro, com um ‘stopover’ na cidade da Praia, ilha de Santiago, com acções de dinamização e promoção conjunta entre empresários de ambos os países. Esta iniciativa que antecede a presença na FIC tem como objectivo o fomento e a cooperação entre empresas portuguesas que desenvolvam ou pretendam desenvolver uma abordagem aos mercados externos, através do desenvolvimento de uma rede de parceiros, de partilha de informação e experiências, ou da realização de eventos de networking que estimulem a internacionalização, através de um conjunto de reuniões B2B nas instalações de potenciais parceiros.
A FIC – Feira Internacional de Cabo Verde, este ano sob o lema ‘Cabo Verde, o Hub para a África Ocidental’, tem a sua sessão inaugural no dia 15 de Novembro, já com todos os empresários nacionais integrados no Pavilhão de Portugal, com a sessão inaugural agendada para as 17h00, presidida pelo primeiro ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia. A dimensão internacional da FIC representa uma excelente plataforma de intercâmbio comercial para toda a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO, que conta com mais de 230 milhões de consumidores.
Esta é uma organização da Fundação AIP, em estreita colaboração com a FIC, com o apoio institucional do aicep Portugal Global e no âmbito do Projecto PT 2020.
Foto: Por ElsondeMadrid - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11612151