Várias empresas portuguesas, a par de representações da AIP e da APEMIP, encontram-se a participar no Portugal-China Property & Investment Road Show 2014. Este evento vai decorrer até ao dia 17 de Março e tem por objectivo cativar os chineses a investir em Portugal.

Este “road show” decorre na cidade chinesa de Xangai e Portugal faz-se representar num stand através das empresas portuguesas: Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, ALTIS, Happy Behavior - Mediação Imobiliária Unipessoal, Sagrimar Empreendimentos Turísticos, Century 21 Portugal, Garvetur - Sociedade de Mediação Imobiliária, Grupo Libertas/Policity e Carneiro Pacheco e Associados Sociedade de Advogados. Segundo o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, presente neste certame, ali está "representado o que de melhor se faz no mercado imobiliário e turístico em Portugal".

A deslocação da comitiva empresarial portuguesa visa, segundo a APEMIP, “captar investimento estrangeiro no nosso País", o qual, acabará também por ter impacto em outros sectores de actividade. Para o efeito, a APEMIP vai assinar protocolos com instituições chinesas ligadas à construção e ao imobiliário com o objectivo de criar "novas rotas de investimento" para a comunidade chinesa e facilitar ao mesmo tempo o acesso a informação sobre os investidores.

Luís Lima explicou que "tem havido alguns problemas, nomeadamente com as comissões cobradas por algumas entidades nas transacções imobiliárias", por isso mesmo um dos objectivos dos acordos que vão ser celebrados é "tornar o negócio mais transparente".

Segundo o representante máximo da APEMIP, o investimento chinês no imobiliário tem sido significativo, já que 80% dos cerca de 500 Vistos Gold atribuídos foram a chineses. Além disso prevê-se para 2014 um investimento na ordem dos 600 milhões de euros; aliás, segundo Luís Lima “pode ser três ou quatro vezes mais, desde que se consiga demonstrar este potencial".

Presente está também a Associação Industrial Portuguesa (AIP) que, no âmbito da organização do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), já tinha anunciado que a China é um dos “mercados estratégicos para a internacionalização do SIL 2014”, nomeadamente dos frutos que poderão surgir dos “Golden Visa” ou “ARI para a comunidade chinesa.