Segundo o mais recente estudo desenvolvido pela HomeAway, optar por arrendar casas particulares para passar férias tem vindo a crescer de forma gradual. Este portal revela também as tendências de férias para este Verão, onde o nosso País é a primeira opção.

O portal HomeAway, dedicado ao arrendamento de alojamentos para férias online, este ano, registou um crescimento no número de reservas dos portugueses de 69% para estadas neste Verão, comparativamente com o período homólogo do ano passado.

Os dados avançados revelam que Portugal é o destino mais procurado pelos portugueses. Para este Verão, 90% dos portugueses vão gozar o período de férias “cá dentro”, registando o portal um crescimento no número de reservas para estadas em Portugal, na ordem dos 71%. Os pedidos de reservas para alojamentos no estrangeiro, realizados pelos portugueses também constataram um aumento de +49%. O aluguer de alojamentos para férias está cada vez mais na moda, uma vez que o factor qualidade/preço que este modelo proporciona é duas vezes mais económico do que optar por uma estada numa unidade hoteleira.

 

De acordo com a responsável pela HomeAway para o mercado português, Sofia Dias, “poder reduzir custos durante as férias, uma vez que é possível preparar as próprias refeições em casa, escolher a tipologia do alojamento, um apartamento na cidade ou uma vivenda com piscina e partilhar as despesas das férias entre o grupo de amigos ou familiares, são as principais razões que seduzem cada vez mais turistas estrangeiros e portugueses. As famílias podem beneficiar ao alugar uma casa ou apartamento para férias. Uma vivenda no Algarve custa em média 800 euros por semana para seis pessoas, ou seja, 16€/noite/pessoa, mas também pode optar por um triplex em plena marina de Vilamoura por apenas 30€/noite e por pessoa. O preço é mais acessível do que qualquer outro tipo de modalidade”.

Quanto aos destinos nacionais mais procurados pelos portugueses para este Verão são: Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. Destaque para um boom de pedidos de reservas superiores aos 100% também para os Açores e a Região Norte. No caso do arquipélago dos Açores, os alojamentos anunciam tarifas abaixo dos 600 euros/semana, para uma média de seis pessoas, que aliado às paisagens deslumbrantes e casas tradicionais, seduzem fortemente os habitantes do continente.

As localidades próximas da área de residência são também as mais procuradas, pois permitem aos turistas reduzirem custos de deslocação, tanto em portagens, como em combustível. As regiões do interior, situadas a uma hora de distância da praia revelam também uma tendência crescente, uma vez que propõem preços mais reduzidos, em média um terço do preço de um alojamento à beira mar.

Os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro, preferem igualmente destinos próximos. Mais uma vez as companhias aéreas low cost, com voos a partir do Porto, Lisboa e Faro facilitam as viagens, sendo que os destinos mais visitados são a Espanha, França, Itália, Reino Unido e Brasil.

O Brasil destaca-se especialmente este ano, ocupando a 9ª posição na tabela dos destinos mais procurados pelos portugueses. Constata um crescimento de +110% em relação ao Verão passado, potenciado pelo efeito da realização do Mundial de Futebol a decorrer neste país.

De salientar também a forte procura por vários destinos na vizinha Espanha, nomeadamente a região da Catalunha e Ilhas Baleares que constataram um crescimento superior a 100%. As escolhas são essencialmente destinos próximos de Portugal, a poucas horas de voo, balneares e onde os preços dos hotéis são impeditivos à maioria das bolsas dos portugueses.

“O factor preço é indiscutivelmente o que seduz os portugueses, que são cada vez mais adeptos deste tipo de modalidade de férias, pois permite juntar a família e os amigos no mesmo espaço. Quando se viaja com crianças, o aluguer de um alojamento para férias oferece maior tranquilidade e conforto, pois disponibiliza todo o equipamento necessário no local, facilitando a logística inerente às férias em família e sem a preocupação de ter que requisitar um quarto comunicante, que o hotel impõe. Os portugueses apreciam ainda o facto de se tratar de um alojamento personalizado e original, bem diferente dos alojamentos estandardizados dos hotéis, assim como o facto de o aluguer ser feito “entre particulares”, sem comissões, nem intermediários”, acrescenta a mesma responsável.

Outras das conclusões deste estudo é que Portugal é um destino bastante atractivo para os turistas estrangeiros e é o destino europeu que conhece um dos maiores crescimentos em termos de procura no portal HomeAway, em termos de pedidos de reserva, pois os preços dos alojamentos nacionais resultam mais competitivos do que noutros países. Portugal será este Verão o primeiro destino estrangeiro para os espanhóis, o terceiro para os franceses, o quarto destino de eleição para os ingleses e o sétimo para os alemães.

Em termos de preferências dos turistas estrangeiros, as regiões portuguesas com maior procura para o Verão de 2014 são o Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e a Região Centro/Beira Litoral.

 

Agosto continua a ser o mês eleito para a realização de férias e a duração média das férias situa-se nos 12 dias. No que diz respeito aos gastos médios por semana, com o alojamento, em Portugal rondam os 790 euros, em Espanha/Andaluzia os 1.100 euros e em França- Riviera francesa 1.200 euros.