A agência oficial chinesa Xinhua revelou que o número de turistas chineses que visitaram Portugal nos últimos quatro anos mais do que triplicou. Os valores avançados mostram que ultrapassou os 74.000, em 2013.

Segundo esta fonte, o número de turistas chineses que ficaram em hotéis portugueses cresceu 232% desde 2009, passando de cerca de 23.000 para mais de 74.000, em 2013.

No entanto, Wolfgang Georg Arlt, director do COTRI - China Outbound Tourism Research Institute, citado pela Xinhua, deixa o conselho: “A indústria do turismo em Portugal deve promover mais a História e a Cultura do que as férias na praia”, já que é isso que motiva os chineses ao nosso País.

Refira-se que a China tornou-se na no maior emissor de turistas, sendo que cerca de cem milhões de chineses viajaram para fora da China continental em 2013 e em alguns países europeus e asiáticos os turistas chineses constituem já 75% dos visitantes. A esta realidade acrescente-se uma outra, avançada pelo Centro de Investigação sobre Turismo da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que revelou que, em 2012, os turistas chineses gastaram 75.000 milhões de euros fora do país, mais 40% do que em 2011, ultrapassando os alemães e os norte-americanos.

Face a estes números, o mercado emissor de turistas chineses não deve ser descurado pelo turismo português. Aliás, em Maio do ano passado, a comitiva liderada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelo vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, à China, teve como um dos principais enfoques precisamente a captação de turistasd chineses ao nosso País. Aliás, actualmente, o Turismo de Portugal já conta com um representante permanente em Pequim com esse objectivo.

Foto: Anabela Loureiro