O êxito que o turismo da capital portuguesa tem tido nos últimos tempos deve-se, sobretudo, à diversidade de oferta e aos baixos preços das novas rotas aéreas. Esta realidade foi avançada pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

O Observatório do Turismo de Lisboa da ATL avançou que a capital está a ter um “bom ano turístico”. Esta declaração teve por base os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE) citados pela associação referentes à taxa de ocupação hoteleira relativa ao mês de Maio que alcançou os 86,84%, ou seja, em que se verificou um aumento de 5,9% face a 2013.

O coordenador do Observatório, André Sousa, salientou mesmo que Lisboa está a ganhar novos adeptos em zonas como o Terreiro do Paço e o Intendente, que começam a “tornar-se interessantes”, a par da vida nocturna lisboeta que tem “registado um impulso muito forte, sobretudo na zona do Cais do Sodré”. Outros pontos fortes destacados pela ATL são o “cosmopolitismo”, “atractividade”, “beleza”, “qualidade urbana”, “capacidade de gerar sensações”, “património e arquitectura” e “autenticidade” cultural. A estes acresce-se ainda o clima, as paisagens e relação entre o mar e rio.

A grande e diversificada oferta turística da capital leva também, segundo a ATL, a que tenha a “sorte de atrair todos os tipos de turistas”, já que consegue ir ao encontro de “um turista que é cada vez mais heterogéneo, com gostos muito particulares”.

Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com