O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou que a nova rota de voos regulares que ligará Viseu a Lisboa e a Faro deverá começar a operar no início do próximo ano.
Durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Aeródromo Municipal de Viseu, o secretário de Estado explicou que “esta é a retoma de um serviço que já não existia há alguns anos e que já nem os agentes locais esperavam que pudesse ser retomado. Faço votos para que no início do próximo ano possamos ter os voos regulares já a operar em Viseu”. Sérgio Monteiro referiu também que Portimão vai ser incluída na rota que anteriormente servia apenas Vila Real, Bragança e Lisboa e assegurou que a “inclusão de Viseu nesta rota não só é compatível orçamentalmente com a realidade do País, mas também com as regras comunitárias”.
Na opinião do governante, “é muito importante que, na medida do possível, os governos centrais não se esqueçam do interior na hora de tomar decisões”. Por isso, acredita que esta é uma medida que vai contribuir para a coesão social e do território e para o desenvolvimento de infra-estruturas que são vitais para a região e para a económica.
Presente nesta cerimónia este o presidente da Câmara de Viseu que avançou que já foram investidos cerca de 130 mil euros na requalificação do Aeródromo Municipal de Viseu, dos quais 100 mil euros foram aplicados na pista e cerca de 30 mil euros no hangar destinado ao Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).
O autarca referiu ainda que “com o concurso que está a ser preparado para as ligações aéreas, vamos ter de reforçar a iluminação, para permitir aterragens em dias de nevoeiro e de noite. Também vamos investir do ponto de vista de aparelhos de sinalização”.