Um projecto-piloto entre a incubadora de empresas de Sines e a Galp Energia vai permitir lançar, já este mês, o turismo industrial. Esta parceria vai permitir visitas à refinaria daquela que é considerada a maior instalação industrial do País.

“Sines - Turismo Industrial Sustentável” é uma iniciativa promovida pelo Sines Tecnopolo, conta com o apoio da câmara municipal e vai englobar, numa primeira fase, a Galp Energia. Este projecto-piloto vai ser inaugurado no dia 26 de Setembr com a visita à refinaria da Galp e a partir desta data começam as visitas regulares organizadas mediante a disponibilidade da refinaria.

Quem procura este tipo de produto turístico são, regra geral, “curiosos e estudiosos” sobre as questões industriais, mau grado, os mentores deste projecto acreditam que todos os turistas são potenciais consumidores desta experiência e que pode ser complementar a outros produtos disponíveis na região.

Numa segunda fase, este projecto-piloto poderá incluir rotas temáticas e centro de acolhimento para visitantes e, aos poucos, poderá ser alargada a outras empresas com instalações industriais em Sines. Entre as interessadas conta-se a EDP, a REN, a Repsol ou a PSA. O objectivo do Sines Tecnopolo passa ainda por, no futuro, transferir o projecto para as “mãos” de empreendedores, contribuindo para “gerar novos negócios”.

Segundo a diretora-executiva do Sines Tecnopolo, Mónica de Brito, este apoio empresarial pode ser compreendido “numa lógica de responsabilidade social” e, ao mesmo tempo, para “desmistificar alguns preconceitos que existem em relação à própria actividade” industrial.

O desenvolvimento do turismo industrial em Sines insere-se no projeto Aportar, promovido pelo município, que inclui uma plataforma multimédia com o património relacionado com o Gabinete da Área de Sines, criado em 1971 para a implantação do complexo industrial e portuário.

Foto: Galp Energia