Os turistas são cada vez mais exigentes, estejam hospedados numa pequena pensão ou num hotel de cinco estrelas, há requisitos de qualidade que hoje em dia são considerados básicos e, por isso, só as unidades que se conseguirem diferenciar poderão sobreviver. Este foi o mote que deu início à conversa com Pedro Costa Pereira, sócio-gerente do Pharmacy Hostel, localizado na Curia.

Para este interlocutor, o facto dos Hostels se “tratarem de um conceito com investimento aparentemente mais baixo e com possibilidade de licenciamento relativamente acessível, permitiu que surgissem diversas unidades deste género de grande qualidade”. Foi, neste âmbito, que o Pharmacy Hostel apostou num hostel de charme, porque sentiram que “o facto de estarmos vocacionados para um segmento mais jovem, isso não significa que estes não valorizem a qualidade das infra-estruturas e do serviço oferecidos”.

O que levou então a abrir um hostel nesta região? Muito sucintamente, Pedro Costa Pereira vai dizendo que a Curia está inserida na região da Bairrada e tem sido reconhecida pelo seu termalismo. Mas, no entanto, a região não vive apenas das termas, são dos maiores e melhores produtores de vinho do País e famosos pela sua gastronomia, particularmente o Leitão da Bairrada. O facto de Anadia ter um parque desportivo de grande qualidade, que acolhe muitos jovens desportistas, também contribui para o aparecimento do Pharmacy Hostel.

A estes factores junta-se outro que está associado a “um conceito que se pretende mais personalizado, gerido por quadros especializados, possibilitando assim uma perfeita interacção com os hóspedes”. Além disso, como avança, “valorizam-se os espaços colectivos, como biblioteca /sala de leitura, sala de estar e uma cozinha ampla, em que o hóspede pode confeccionar a sua própria refeição”. Aliás, este hostel possui um amplo jardim com esplanada, onde são realizadas diversas festas, e ainda uma área de apoio para os ciclistas.

A convicção de Pedro Costa Pereira é de que “o verdeiro factor diferenciador deste tipo de unidades é facto de haver uma real interacção da equipa do hostel com o cliente. A grande preocupação é saber quais são as necessidades do cliente e como o apoiar para que a sua estada seja inesquecível e que as diversas visitas realizadas à região sejam perfeitas”. Por isso mesmo, a sua filosofia é: “O cliente está sempre em primeiro lugar!”

O Pharmacy Hostel é um conceito inovador, tendo em conta que se trata de uma unidade de alojamento vocacionada para uma geração mais jovem, enquadrado no segmento natureza. Ainda assim, o que se tem verificado neste hostel é que existem cada vez mais pessoas de uma geração mais velha que valorizam este conceito. “Os hóspedes estrangeiros, sejam eles quais forem, estão muito habituados a pernoitar em hostels e a partilhar quarto, enquanto os portugueses ainda têm alguma relutância, mas as mentalidades estão a mudar”, esclarece.

Refira-se que este hostel, desde o início da sua actividade, já tem, em média, estadas de duas noites, e nos meses de Julho e Agosto tiveram mesmo uma média de três a quatro noites. Quanto aos preços variam entre os 15 € cama em dormitório e 95 € a suite.