O ministro da Economia, António Pires de Lima, preside à reunião de Ministros de Turismo do Mediterrâneo Ocidental (Grupo Diálogo 5+5) que vai decorrer de 1 a 3 de Dezembro, em Lisboa. Recorde-se que este evento já não se realiza desde 2008.

A iniciativa pretende afirmar o Turismo como uma das áreas económicas mais importantes para os países que compõem o fórum: Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia, que se farão representar pelos ministros responsáveis por esta pasta.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, além de lembrar que “não existia um 5+5 de Turismo desde 2008”, explicou que, “tendo em conta a importância de afirmar Portugal enquanto potência turística no quadro mundial e das organizações internacionais, o Governo entendeu ser a altura de voltar a realizar um 5+5 sobre Turismo”.

Centrado no tema ‘Capital Humano’, Adolfo Mesquita Nunes acrescentou que “a reunião visa também mostrar a países que poderão vir a ser potenciais clientes, a nossa capacidade de formação e qualificação da oferta de recursos humanos, assumindo um papel activo num sector no qual Portugal é uma referência internacional e onde nos queremos posicionar como país incontornável sempre que se discute ou reflecte sobre turismo”.

O Turismo é uma das áreas económicas mais importantes para a maioria dos países que compõem este fórum, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Itália, Tunísia ou Marrocos. Nesse sentido, “o Turismo de Portugal tem desenvolvido um conjunto de iniciativas para reforçar a posição política do Turismo a nível mundial, sendo  fundamental aprofundar as relações diplomáticas e económicas com os países em que o Turismo tem especial relevância”, explicou o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo.

A reunião, que resulta de um compromisso político assumido pela tutela no âmbito da co-presidência portuguesa do Grupo Diálogo 5+5, culminará com a assinatura da Declaração de Lisboa, no dia 3 de Dezembro, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa. 

O Processo de Cooperação do Mediterrâneo Ocidental – conhecido como Diálogo 5+5 – foi lançado pela França, em 1983, com o objectivo de reforçar o diálogo político e a cooperação em áreas de interesse comum entre os países da bacia ocidental do mediterrâneo e promover o desenvolvimento económico do Magrebe. A co-presidência do Diálogo 5+5 é actualmente exercida por Portugal e Marrocos.

Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com